Foto de arquivo
Foto de arquivo

Mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em perigo muito elevado estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado de incêndio está toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 concelhos nos distritos de Faro, Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Braga e Vila Real.

Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de sexta-feira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5.181 ocorrências de fogo já afetaram 10.565 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima no litoral Centro e Sul. O vento vai soprar forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 23ºC (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 33ºC (Faro e Castelo Branco).

Leia também...

DECO Ribatejo e Oeste denuncia existência de práticas comerciais desleais

A DECO Ribatejo e Oeste denuncia a existência de práticas comerciais desleais, nomeadamente no caso de vendas porta-a-porta de empresas comercializadoras de gás e…

GNR regista nove mortes em 976 acidentes nos últimos quatro dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 976 acidentes com nove vítimas mortais, 26 feridos graves e 275 feridos leves desde as zero horas de…

Politécnico de Santarém e MI.BO desenvolvem cooperação para a inovação e o desenvolvimento

O Presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão e o empresário Aseem Gupta formalizaram recentemente um amplo acordo de cooperação com vista ao desenvolvimento…

Prisão preventiva por roubo e furto em interior de residência em Torres Novas

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar,  deteve um homem de 43 anos por roubo e furto…