Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado cerca de 70 municípios dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Em risco elevado estão outras dezenas de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se, de acordo com a previsão do IPMA.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje é esperada uma pequena descida da temperatura no interior e uma subida da temperatura máxima no sotavento algarvio, assim como nebulosidade matinal no litoral oeste, com possibilidade de chuvisco e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC (Viseu) e os 21ºC (Faro) e as máximas entre os 24º (Viana do Castelo, Porto e Aveiro) e os 38ºC (Castelo Branco).

Leia também...

Vindima na Companhia das Lezírias contraria tendência nacional com produção de excelência

A campanha de vindima de 2025 na Companhia das Lezírias revelou-se bastante positiva, contrariando a tendência regional e nacional de quebras de produção. No…

Câmara de Coruche lança consulta pública para habitação a custos acessíveis

A Câmara Municipal de Coruche lançou uma consulta pública ao mercado para criação de habitação acessível, numa parceria entre o Instituto da Habitação e…

Parque de merendas da Raposa vandalizado

O parque de merendas da freguesia da Raposa, concelho de Almeirim, foi vandalizado durante a madrugada de 4 de Janeiro. Os lavatórios existentes no…

João Quinto expõe na Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, vai receber a exposição “Não sei bem se entendo a força disto” de João Quinto. O artista,…