Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Via Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Beja, Évora e Faro em perigo muito elevado.

Outros concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado na faixa costeira ocidental, e ocorrência de chuva fraca ou chuvisco e trovoada, em especial nas terras altas, no interior norte e centro.

Está ainda prevista uma descida da temperatura máxima no norte e centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus Celsius (no Porto) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Viana do Castelo) e os 40 (em Castelo Branco, Évora e Beja).

Leia também...

Feira da Destralha despede-se de 2025 com edição especial dedicada ao Natal

A Feira da Destralha regressa no próximo dia oito de Novembro, entre as 10h e as 18h, na Antiga Escola Primária de Pontével (Av.…

Suspeito de homicídio de criança em Tomar já cumprira pena de prisão

O homem suspeito do homicídio de uma criança de 13 anos, que morreu na explosão de uma botija de gás, no concelho de Tomar,…

Prémio Melhor Museu Português do Ano já está no Tramagal

O elemento que premeia o Melhor Museu Português do Ano – Um conjunto de quatro esculturas em vidro, pedra talhada e azulejos do século…

Feira da Primavera volta às ruas de Sardoal

Após dois anos de interregno, a tradicional Feira da Primavera está de regresso ao Sardoal, no dia 22 de Maio. A feira vai ocupar…