Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Portalegre em perigo muito elevado.

Outros concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente com temperaturas máximas que podem ultrapassar os 40 graus, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém sob aviso vermelho até às 21:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 21:00 de quinta-feira.

Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto.

Leia também...
Foto: Iolanda Pereira

Festival Entretanto animou Alcanena durante três dias

Entre muitos concertos, boa comida, muita animação, o Festival Entretanto encheu Alcanena…

Portugal avança amanhã para a última fase do desconfinamento

A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a…
Foto: Município de Alcanena

Alcanena inaugura Alc’Arte – 9ª Mostra Anual dos Artistas Plásticos do Concelho

Integrada nas comemorações do 110º Aniversário da Fundação do Concelho, teve lugar,…
Foto de arquivo

Dona de casa de alterne em Santarém constituída arguida por lenocínio

A proprietária de uma casa de alterne em Santarém foi constituída arguida…