A impossibilidade de João Salgueiro actuar no passado sábado em Coruche mano-a-mano com João Moura – comunicada oportunamente aos empresários pelo cavaleiro e justificada por atestado médico – levou a empresa a cancelar a corrida, que seria a segunda da temporada na Monumental do Sorraia.
A empresa justificou o cancelamento da corrida pelas “dificuldades/limitações logísticas de uma alteração que desvirtua toda a lógica e objectivo do espectáculo”: “Foram realizados todos os esforços por parte da empresa, entidades e restantes artistas para que o desfecho fosse outro, mas, infelizmente, não será possível”. Lamentando o sucedido, a Empresa informou os aficionados que já tinham comprado os respectivos bilhetes que “quem realizou reservas pagas pelo telefone verá o seu dinheiro devolvido directamente na sua conta” e “quem comprou os bilhetes presencialmente poderá dirigir-se à bilheteira da praça de toiros de Coruche e pedir a devolução dos mesmos”.
Entretanto, o cavaleiro João Salgueiro também emitiu um Comunicado, que aqui deixamos transcrito integralmente:
“Caros Aficionados,
Por tudo o que me têm dado e por tudo o que vos devo, ao longo destes 35 anos de carreira, não podia deixar de me dirigir a todos vocês na primeira pessoa. A esperança de estar totalmente recuperado para actuar na praça de Coruche no próximo dia 8 de Julho era enorme. No entanto, após observação médica não apresento à data condições clínicas para poder tourear. Pelo que é com grande tristeza que vos comunico que não poderei actuar na praça de Coruche no próximo dia 8 de Julho.
Quero aproveitar para agradecer à empresa Toiros com Arte por todo o empenho na promoção deste evento e por todo o ânimo que me foram transmitindo ao longo dos últimos dias. Um muito obrigado, também, à equipa médica que me está a acompanhar, à minha Família e a todos os meus Amigos que me têm apoiado.
Nunca virei a cara à luta e posso assegurar-vos que em breve estarei a fazer aquilo que me faz feliz: montar a cavalo e tourear. Até breve,
João Salgueiro”