Foto: Agência Lusa
Foto: Agência Lusa

O presidente da República leccionou, esta manhã, uma aula na Escola Secundária de Sá da Bandeira, em Santarém.

Perante cerca de seis centenas de alunos e professores Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a revolução que levou à democracia para defender que “uma sociedade democrática admite todas as opiniões, até as opiniões contra a democracia, contra valores importantes da democracia” e sublinhar que “cabe aqueles que defendem os valores lutarem por eles”.

“Mas uma sociedade tem que ter um mínimo de consenso”, acrescentou, sustentando que “a maioria dos portugueses deve estar de acordo quanto a alguns princípios fundamentais”, como a liberdade, independência, integração com os países de língua portuguesa, integração europeia e a relação com as comunidades espalhadas pelo mundo, entre outros.

Defensor de “um Portugal aberto e que aceita a diferença na religião, na política, na economia, na sociedade, no género” o presidente vincou que “a democracia deve ser representativa” e deve ser “rejuvenescida”.

Porque, se 50 anos depois do 25 de abril “a democracia está velha” e tem coisas que “precisam de ser melhoradas”, o que ninguém quer, rematou Marcelo, “é regressar à ditadura”.

Leia também...

Chamusca intervém em cruzamento com elevada sinistralidade

O Município da Chamusca realizou uma intervenção de reconfiguração do cruzamento entre a Estrada Municipal 586 (vulgo Estrada do Campo) e Estrada Nacional 118,…

GNR inaugura novo posto em Alpiarça

O novo espaço, representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, e tem como principal objetivo proporcionar melhores condições aos militares, para…

Triatleta da Escola Superior de Saúde de Santarém no Campeonato Mundial Universitário de Triatlo

A triatleta Joana Miranda, irá participar no Campeonato Mundial Universitário de Triatlo que se realiza no Brasil. O Campeonato Mundial Universitário de Triatlo decorre…

Cumpriu-se a tradição na Feira da Golegã

Terminou ontem mais uma edição da Feira da Golegã. A chuva intensa que se fez sentir ao longo do certame não impediu as habituais…