O Município do Cartaxo homenageou Marco Chagas, consagrando o nome do célebre ciclista à rotunda norte, situada na N365-2, em Pontével. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal realizada a 17 de Abril, na sequência de uma proposta apresentada pela Junta de Freguesia de Pontével.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Reis, destacou a importância desta homenagem em vida, considerando-a “uma situação invulgar, mas felizmente possível, reconhecendo o mérito de Marco Chagas e o seu percurso de excelência”.

Nascido em 1956, em Pontével, Marco Chagas é uma figura incontornável do ciclismo português. Com uma carreira que se destacou na década de 1980, Chagas conquistou mais de 70 vitórias ao longo da sua trajectória profissional. Ficou especialmente célebre pelas quatro vitórias na Volta a Portugal (1982, 1983, 1985 e 1986), feito que o coloca entre os maiores nomes da história da competição. Vestiu a camisola amarela em 40 etapas e somou ainda triunfos em provas internacionais, tendo participado em duas edições do Tour de France.

Iniciou a sua carreira profissional em 1976, ao serviço da equipa Lousa-Trinaranjus, destacando-se rapidamente pelo seu talento e capacidade de resistência. Ao longo dos anos, integrou algumas das mais prestigiadas equipas nacionais, como a Sporting–Raposeira e a Sicasal–Acral.

Após encerrar a carreira de ciclista, Marco Chagas manteve-se ligado à modalidade como comentador desportivo, sendo, há décadas, uma voz reconhecida nas transmissões televisivas da Volta a Portugal, onde continua a partilhar com os espectadores o seu conhecimento profundo e a paixão pela modalidade.

O Município do Cartaxo sublinha, com esta homenagem, o orgulho local numa das suas maiores figuras do desporto nacional, perpetuando o nome de Marco Chagas na toponímia da freguesia onde nasceu e cresceu.

Leia também...

“É um privilégio poder fazer parte do órgão máximo que gere o Teqball a nível mundial”

O Teqball inspira-se no futebol e junta-lhe um toque de ténis de mesa: pratica-se numa superfície curva (a teqboard), não existe contacto físico entre…

Alpiarça quer pelo menos uma estação gerida pelos CTT em cada concelho

A Câmara de Alpiarça quer que o contrato de concessão do Serviço Postal Universal consagre, “de forma clara e iniludível”, a obrigatoriedade de existência,…

Sector social com “muitas dificuldades” face aos muitos pedidos de ajuda e baixas comparticipações

As instituições do sector social estão a passar por “muitas dificuldades”, denunciam os representes das misericórdias e das instituições de solidariedade, que esperam que…

Autarca do Entroncamento apresenta queixa de vereador por “propaganda neonazi”

O presidente da Câmara do Entroncamento (PS) vai apresentar uma queixa ao Ministério Público por um vereador da oposição ter usado uma t-shirt de…