Maria Potes Barbas, Professora Coordenadora de Comunicação e Multimédia Educacional no Instituto Politécnico de Santarém, foi distinguida com o International Award 2024 pela Universidade “Constantin Brâncuși” de Targu Jiu, na Roménia.

Este reconhecimento internacional destaca o trabalho da docente na área da inovação e inclusão digital, uma contribuição que tem impactado significativamente o desenvolvimento de projetos educativos e sociais a nível europeu.

O prémio sublinha o “contributo excepcional” da professora e investigadora no campo da comunicação e educação multimédia, bem como o seu envolvimento em iniciativas de alfabetização digital e inclusão social. Potes Barbas é também responsável pela unidade de investigação Digital Literacy and Social Inclusion (PLDIS) no Instituto Politécnico de Santarém, onde coordena vários projectos internacionais.

Na sua reacção pública, partilhada nas redes sociais, a professora destacou a importância do prémio como reflexo do trabalho de equipa e do apoio que tem recebido ao longo da sua carreira. “Este prémio reconhece o trabalho que tenho desenvolvido na Inovação e Inclusão Digital. Um grande obrigado a todos os que têm estado comigo nesta caminhada e à incrível equipa da nossa Aliança ACE2-EU – Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged European University”, afirmou, expressando ainda o seu agradecimento a todos os que a têm acompanhado neste percurso.

Com um percurso académico e profissional vasto, Maria Potes Barbas é doutorada em Comunicação e Educação Multimédia pela Universidade Aberta e possui um pós-doutoramento pela Universidade de Aveiro. A sua investigação incide sobre temas como a alfabetização digital, inclusão social, inovação tecnológica e empreendedorismo, tendo sido recentemente nomeada embaixadora da iniciativa “e-Skills for Jobs”, da União Europeia, que promove a formação digital e o emprego jovem.

A par da sua carreira académica, Potes Barbas tem desempenhado um papel activo na criação e implementação de projectos transnacionais que conectam educação e tecnologia, facilitando o acesso de diversos públicos a ferramentas digitais e oportunidades de aprendizagem. Com esta distinção internacional, a docente reafirma a sua posição de destaque na área da inovação digital em Portugal e na Europa.

O prémio foi entregue pela reitora da Universidade “Constantin Brâncuși”, Prof. PhD. Luminița-Georgeta Popescu, que destacou o “compromisso e dedicação incansáveis” de Maria Potes Barbas na construção de pontes entre a educação e a tecnologia, com um impacto significativo na comunidade académica e social.

Leia também...

“Os nossos produtores já demonstraram de que fibra são feitos e que sabem trabalhar em equipa”

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de Novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo,…

Dezasseis concelhos em perigo máximo de incêndio

Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

João Gomes Moreira – “Um Percurso de Vida”. Quase autobiografia…

Quando olho para trás, assim em jeito de balanço da vida, o que me ocorre? Muitas coisas, naturalmente. Muitos factos, situações, projectos não realizados,…

Município de Almeirim lança programa para apoiar troca de lâmpadas por led

A necessidade de consumir menos energia é urgente, quer por motivos económicos quer por motivos ambientais. Atenta a isto a Câmara de Almeirim desenvolveu…