Maria Potes Barbas, Professora Coordenadora de Comunicação e Multimédia Educacional no Instituto Politécnico de Santarém, foi distinguida com o International Award 2024 pela Universidade “Constantin Brâncuși” de Targu Jiu, na Roménia.

Este reconhecimento internacional destaca o trabalho da docente na área da inovação e inclusão digital, uma contribuição que tem impactado significativamente o desenvolvimento de projetos educativos e sociais a nível europeu.

O prémio sublinha o “contributo excepcional” da professora e investigadora no campo da comunicação e educação multimédia, bem como o seu envolvimento em iniciativas de alfabetização digital e inclusão social. Potes Barbas é também responsável pela unidade de investigação Digital Literacy and Social Inclusion (PLDIS) no Instituto Politécnico de Santarém, onde coordena vários projectos internacionais.

Na sua reacção pública, partilhada nas redes sociais, a professora destacou a importância do prémio como reflexo do trabalho de equipa e do apoio que tem recebido ao longo da sua carreira. “Este prémio reconhece o trabalho que tenho desenvolvido na Inovação e Inclusão Digital. Um grande obrigado a todos os que têm estado comigo nesta caminhada e à incrível equipa da nossa Aliança ACE2-EU – Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged European University”, afirmou, expressando ainda o seu agradecimento a todos os que a têm acompanhado neste percurso.

Com um percurso académico e profissional vasto, Maria Potes Barbas é doutorada em Comunicação e Educação Multimédia pela Universidade Aberta e possui um pós-doutoramento pela Universidade de Aveiro. A sua investigação incide sobre temas como a alfabetização digital, inclusão social, inovação tecnológica e empreendedorismo, tendo sido recentemente nomeada embaixadora da iniciativa “e-Skills for Jobs”, da União Europeia, que promove a formação digital e o emprego jovem.

A par da sua carreira académica, Potes Barbas tem desempenhado um papel activo na criação e implementação de projectos transnacionais que conectam educação e tecnologia, facilitando o acesso de diversos públicos a ferramentas digitais e oportunidades de aprendizagem. Com esta distinção internacional, a docente reafirma a sua posição de destaque na área da inovação digital em Portugal e na Europa.

O prémio foi entregue pela reitora da Universidade “Constantin Brâncuși”, Prof. PhD. Luminița-Georgeta Popescu, que destacou o “compromisso e dedicação incansáveis” de Maria Potes Barbas na construção de pontes entre a educação e a tecnologia, com um impacto significativo na comunidade académica e social.

Leia também...

Alcanede: Uma comunidade que resistiu às chamas

No dia 29 de Julho, pelas 13h00, a freguesia de Alcanede foi alvo de um incêndio violento e de grandes dimensões que consumiu mais…

“Valorizar a água é o desafio do século”

A gestão da água exige uma agenda clara e permanente. A seca em Portugal é estrutural e, por isso, temos de ser, cada vez…

Almeirim – Detido por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santarém, no dia 10 de Setembro, deteve um homem com 31 anos…

Faleceu José Campos Braz

Faleceu hoje, aos 87 anos de idade, em Santarém, o bom amigo e ilustre aficionado José Campos Braz, vítima de doença prolongada. José Braz,…