Maria Potes Barbas, Professora Coordenadora de Comunicação e Multimédia Educacional no Instituto Politécnico de Santarém, foi distinguida com o International Award 2024 pela Universidade “Constantin Brâncuși” de Targu Jiu, na Roménia.

Este reconhecimento internacional destaca o trabalho da docente na área da inovação e inclusão digital, uma contribuição que tem impactado significativamente o desenvolvimento de projetos educativos e sociais a nível europeu.

O prémio sublinha o “contributo excepcional” da professora e investigadora no campo da comunicação e educação multimédia, bem como o seu envolvimento em iniciativas de alfabetização digital e inclusão social. Potes Barbas é também responsável pela unidade de investigação Digital Literacy and Social Inclusion (PLDIS) no Instituto Politécnico de Santarém, onde coordena vários projectos internacionais.

Na sua reacção pública, partilhada nas redes sociais, a professora destacou a importância do prémio como reflexo do trabalho de equipa e do apoio que tem recebido ao longo da sua carreira. “Este prémio reconhece o trabalho que tenho desenvolvido na Inovação e Inclusão Digital. Um grande obrigado a todos os que têm estado comigo nesta caminhada e à incrível equipa da nossa Aliança ACE2-EU – Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged European University”, afirmou, expressando ainda o seu agradecimento a todos os que a têm acompanhado neste percurso.

Com um percurso académico e profissional vasto, Maria Potes Barbas é doutorada em Comunicação e Educação Multimédia pela Universidade Aberta e possui um pós-doutoramento pela Universidade de Aveiro. A sua investigação incide sobre temas como a alfabetização digital, inclusão social, inovação tecnológica e empreendedorismo, tendo sido recentemente nomeada embaixadora da iniciativa “e-Skills for Jobs”, da União Europeia, que promove a formação digital e o emprego jovem.

A par da sua carreira académica, Potes Barbas tem desempenhado um papel activo na criação e implementação de projectos transnacionais que conectam educação e tecnologia, facilitando o acesso de diversos públicos a ferramentas digitais e oportunidades de aprendizagem. Com esta distinção internacional, a docente reafirma a sua posição de destaque na área da inovação digital em Portugal e na Europa.

O prémio foi entregue pela reitora da Universidade “Constantin Brâncuși”, Prof. PhD. Luminița-Georgeta Popescu, que destacou o “compromisso e dedicação incansáveis” de Maria Potes Barbas na construção de pontes entre a educação e a tecnologia, com um impacto significativo na comunidade académica e social.

Leia também...

Padre Fernando Campos morre aos 93 anos vítima de Covid-19

O padre Fernando Campos da Silva morreu na madrugada deste domingo, 24 de Janeiro, aos 93 anos de idade, vítima de covid-19. Segundo a…

Moçarria com apoio para obras no Recinto das Festas

O Recinto das Festas da Moçarria já conta com novas portas e janelas, graças ao apoio financeiro da Câmara de Santarém, de dezanove mil…

Lezíria vai dispor de uma Unidade Local de Saúde

Lisboa e Vale do Tejo vai dispor das primeiras quatro Unidades Locais de Saúde (ULS), entre as quais uma _ cará na Lezíria, e…

Greve dos enfermeiros afecta Distrito de Santarém

Os enfermeiros iniciam esta terça-feira, 22 de Janeiro, uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a “correta…