Marta Carvalho, atleta ribatejana, festejou no passado sábado, dia 3 de Junho, o triunfo na Taça de Espanha de juniores, em Estella, Navarra. A ciclista da Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade venceu na chegada ao sprint e coroou da melhor forma a participação das seleções jovens femininas na prova.
Na prova de juniores, uma etapa de 77,7 quilómetros com a subida ao alto de Grocin a quatro quilómetros da meta, a ciclista foi a mais rápida, apesar da chuva intensa que não deu tréguas ao longo da corrida, com 2h08”12.
Marta Carvalho referiu que “para esta corrida não estava com nenhuma expectativa, pois era a minha primeira corrida internacional de estrada. O objetivo era fazer o meu melhor e desfrutar ao máximo desta nova experiência. Foi uma grande satisfação para mim vencer esta corrida, pois acaba por ser o fruto do meu trabalho diário. Com esta vitória ganhei confiança no meu processo de desenvolvimento tendo assim mais motivação para continuar a trabalhar e para evoluir cada vez mais, de modo a continuar a obter bons resultados e assim atingir os meus objetivos”, disse a atleta em declarações para o Ciclismo Mundial.
“Foram corridas muito exigentes, com chuva permanente e muito risco, mas as ciclistas seguiram todas as instruções e a corrida saiu como tínhamos planeado. As nossas atletas mostraram grande potencial. Estamos felizes. Todas as atletas terminaram as corridas e não tivemos quedas”, analisou o selecionador José Luís Algarra.
Marta Carvalho realizou também este ano duas provas para a final da taça de Portugal de Ciclismo, nas quais ficou apurada para a final, que se realiza em Julho. A primeira prova decorreu no dia 22 de Abril, em Albufeira, e a segunda em Moura no dia 23 de Abril.
A ciclista foi campeã nacional júnior de ciclismo em 2022.