A Câmara Municipal de Santarém decidiu colocar em discussão pública o projecto de regeneração e revitalização do Campo Infante da Câmara, localizado no centro da cidade, onde já foi realizada a Feira do Ribatejo/Feira Nacional de Agricultura.

A exposição “Participação Pública do Programa para o Campo Emílio Infante da Câmara: decidir o Futuro”, com maquetes e imagens propostas pelos professores da Faculdade de Arquitectura de Lisboa para a área, estará disponível para visualização e contribuições no Teatro Sá da Bandeira até 28 de Fevereiro.

Além disso, uma conferência aberta ao público, onde foram apresentadas propostas e linhas orientadoras pelos docentes responsáveis pelo projecto, decorreu ontem, dia 15, no mesmo local.

O objectivo da discussão pública foi o de envolver a comunidade numa solução para o futuro do Campo Infante da Câmara, preservando a sua memória e importância como espaço nobre da cidade, onde eventos significativos como o Festival Nacional de Gastronomia e as Festas de São José acontecem, e onde se encontram a Casa do Campino e o Monumental Celestino Graça.

O “masterplan” apresentado pelos professores da Faculdade de Arquitetura de Lisboa propõe vários cenários para a área, incluindo a construção de um fórum multiusos, de um centro de estágios e de recintos polidesportivos, bem como a criação de várias praças de arquitectura, assim como a arborização do local.

Outras possibilidades, como a instalação de um terminal rodoviário, a ampliação do centro escolar já existente, a criação de miradouros ou a transformação do Campo Chã das Padeiras num recinto para a feira quinzenal também estão igualmente a ser consideradas.

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, refere que esta consulta pública visa “envolver a comunidade em geral, numa solução para o futuro do Campo Infante da Câmara, tendo sempre em conta a preservação da sua memória, como lugar importante e determinante na história da Cidade e do Concelho, e como um espaço nobre”.

Leia também...

Um detido por tráfico de estupefacientes em Constância

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Tramagal, deteve…

PSP apreende vários artigos em fiscalização no Cartaxo

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra do Cartaxo…
Foto de arquivo

Dois bombeiros feridos em acidente entre ligeiro e ambulância em Santarém

Um acidente entre um veículo ligeiro e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários…

Dupla dos ‘Caixeiros’ conquista pódio em Viseu

Na 9ª e penúltima etapa do Circuito Nacional de Teqball 2021.