A Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), instalada em Abrantes, registou 834 nascimentos em 2020 e ultrapassou a barreira dos 800 partos pela primeira vez desde 2014, ano em que se registaram 801 partos, informou hoje a instituição.

Segundo informação disponibilizada pelo CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, funcionando em regime de complementaridade de valências, em 2020 ocorreram 826 partos e um total de 834 nascimentos (já que um parto pode ser referente a gémeos ou mais crianças). Em causa estão mais 36 nascimentos do que em 2019, sendo o mês de outubro o que registou maior número de nascimentos em 2020, com 89 bebés.

Um comunicado do CHMT sublinha que, “mesmo em ano de pandemia, o esforço realizado para adequar a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao contexto covid-19 contribuiu, muito fortemente, para que o Serviço de Obstetrícia […] fosse procurado por parturientes vindas de outras áreas geográficas”, para além da área de influência do Médio Tejo, no distrito de Santarém.

Segundo o centro hospitalar, essas obras de adequação permitiram criar um “circuito diferenciado e estanque” e viabilizaram a realização de partos na presença de um acompanhante.

Leia também...
Foto ilustrativa

PSD/Santarém saúda nomeação de Pedro Marques para liderar ULS da Lezíria

O PSD/Santarém saudou a nomeação de Pedro Marques como novo presidente do…

Santarém recebeu VIII Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria

Subordinado ao tema “Novos desafios em Medicina Geral e Familiar da Lezíria…
Foto de arquivo

Bastonário quer bom senso do Governo para resolver falta de médicos nos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou ao bom senso do…

Governo reforçou fundos do Hospital de Santarém em 35,5 milhões de euros

O Hospital Distrital de Santarém teve três aumentos de fundos num valor…