A Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), instalada em Abrantes, registou 834 nascimentos em 2020 e ultrapassou a barreira dos 800 partos pela primeira vez desde 2014, ano em que se registaram 801 partos, informou hoje a instituição.

Segundo informação disponibilizada pelo CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, funcionando em regime de complementaridade de valências, em 2020 ocorreram 826 partos e um total de 834 nascimentos (já que um parto pode ser referente a gémeos ou mais crianças). Em causa estão mais 36 nascimentos do que em 2019, sendo o mês de outubro o que registou maior número de nascimentos em 2020, com 89 bebés.

Um comunicado do CHMT sublinha que, “mesmo em ano de pandemia, o esforço realizado para adequar a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao contexto covid-19 contribuiu, muito fortemente, para que o Serviço de Obstetrícia […] fosse procurado por parturientes vindas de outras áreas geográficas”, para além da área de influência do Médio Tejo, no distrito de Santarém.

Segundo o centro hospitalar, essas obras de adequação permitiram criar um “circuito diferenciado e estanque” e viabilizaram a realização de partos na presença de um acompanhante.

Leia também...

Mação garante contratação de médico de família com incentivos municipais

A Câmara de Mação saudou hoje a entrada em funções de uma médica de saúde geral e familiar, ao abrigo de um programa de…

Hospital de Santarém integra 58 novos médicos internos

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) deu as boas-vindas no dia 4 de Janeiro, a 58 internos, dos quais 44 de formação geral e…

Investigador Miguel Castanho integra Conselho Consultivo do HDS

O gabinete da Ministra da Saúde divulgou, no dia 16 de Fevereiro, a composição do Conselho Consultivo do Hospital Distrital de Santarém (HDS), organismo…

Deputados do PS questionam Governo sobre falta de médicos de família em Ourém

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o Governo, liderado pelo socialista António Costa, sobre a falta de médicos de família…