A Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), instalada em Abrantes, registou 834 nascimentos em 2020 e ultrapassou a barreira dos 800 partos pela primeira vez desde 2014, ano em que se registaram 801 partos, informou hoje a instituição.

Segundo informação disponibilizada pelo CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, funcionando em regime de complementaridade de valências, em 2020 ocorreram 826 partos e um total de 834 nascimentos (já que um parto pode ser referente a gémeos ou mais crianças). Em causa estão mais 36 nascimentos do que em 2019, sendo o mês de outubro o que registou maior número de nascimentos em 2020, com 89 bebés.

Um comunicado do CHMT sublinha que, “mesmo em ano de pandemia, o esforço realizado para adequar a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao contexto covid-19 contribuiu, muito fortemente, para que o Serviço de Obstetrícia […] fosse procurado por parturientes vindas de outras áreas geográficas”, para além da área de influência do Médio Tejo, no distrito de Santarém.

Segundo o centro hospitalar, essas obras de adequação permitiram criar um “circuito diferenciado e estanque” e viabilizaram a realização de partos na presença de um acompanhante.

Leia também...

Vacinação de utentes sem marcação para maiores de 40 anos já está disponível

As pessoas com 40 ou mais anos e sem marcação para a vacina contra a covid-19 já podem dirigir-se ao centro de vacinação associado…

Carlos Andrade Costa vai liderar administração do Hospital de Vila Franca de Xira

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, vai ser o responsável pela transição do Hospital de Vila…

Autarquia realizou mais de quatro mil testes à Covid-19 no Natal e Ano Novo

Foram detectados 138 casos positivos.

Farmácia Batista lança projecto de Preparação Individualizada de Medicação

A Farmácia Batista, em Santarém, está a oferecer um serviço que reduz a possibilidade de ocorrência de erros com a medicação. Este serviço é…