A Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), instalada em Abrantes, registou 834 nascimentos em 2020 e ultrapassou a barreira dos 800 partos pela primeira vez desde 2014, ano em que se registaram 801 partos, informou hoje a instituição.

Segundo informação disponibilizada pelo CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, funcionando em regime de complementaridade de valências, em 2020 ocorreram 826 partos e um total de 834 nascimentos (já que um parto pode ser referente a gémeos ou mais crianças). Em causa estão mais 36 nascimentos do que em 2019, sendo o mês de outubro o que registou maior número de nascimentos em 2020, com 89 bebés.

Um comunicado do CHMT sublinha que, “mesmo em ano de pandemia, o esforço realizado para adequar a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao contexto covid-19 contribuiu, muito fortemente, para que o Serviço de Obstetrícia […] fosse procurado por parturientes vindas de outras áreas geográficas”, para além da área de influência do Médio Tejo, no distrito de Santarém.

Segundo o centro hospitalar, essas obras de adequação permitiram criar um “circuito diferenciado e estanque” e viabilizaram a realização de partos na presença de um acompanhante.

Leia também...

Abrantes inaugura Balcão SNS 24

Foi inaugurado esta quarta-feira, 21 de maio, o Balcão SNS 24 que permite aos munícipes marcarem consultas e exames, solicitar a medicação habitual, baixas…

Médicas do HDS sensibilizam população para cuidados a ter em caso de AVC

“Tempo é cérebro!”, é o alerta é de Manuela Grego, médica da Consulta de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Distrital de Santarém (HDS), e surge…

Centro de Vacinação em Almeirim muda para a Zona Industrial e Município garante transporte gratuito

O Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Almeirim mudou esta segunda-feira, 15 de Março, para o campus da proteção civil na zona industrial…

Observatório aponta falta de investimento na saúde mental e quer mais psicólogos no SNS

Portugal continua com atraso no acompanhamento da doença mental e nunca houve compromisso político sério para investir na área da saúde mental, conclui o…