Dia positivo para a mais nova das irmãs Jorge, Matilde, com um triunfo na ronda de acesso ao quadro principal desta 7.ª edição do Santarém Ladies Open sobre a britânica Amarni Banks e com um triunfo concludente por 6-2 e 6-1.
Agora, graças a esse triunfo, Matilde vai defrontar a na primeira ronda do quadro principal a checa Barbora Palicova, que está cerca de 300 posições acima dela no ranking (Matilde é a 553.ª e Palicova está na posição 281.ª).
Apuradas para o quadro principal para além de Matilde Jorge ficaram a britânica Emillie Gallagher, a norte-americana Daniell Willson, a polaca Urszula Radwanska, a georgiana Miriam Bolkvadze, Anna Kubareva, Alevtina Ibragimova e a espanhola Eva Guerrero Alvarez.
Prematura foi a eliminação da irmã, Francisca Jorge. A defrontar a croata Lea Boskovic, Kika esteve sempre por baixo e nunca conseguiu criar verdadeiros problemas no primeiro set, que acabou por perder por 6-3. No segundo parcial, foi evidente a mudança de comportamento da vimaranense, que conseguiu equilibrar as operações mas acabou derrotada por 7-5, ao cabo de 2 horas e 3 minutos dando por terminada a sua participação em Santarém (as irmãs optaram por não disputar a prova de pares para se dedicarem esta semana exclusivamente aos singulares).
Entretanto, destaque para as boas entradas da britânica Katty Dune, que se superiorizou a Eden Silva, igualmente do Reino Unido, por 6-4 e 6-4, da vitória da gaulesa Margaux Rouvroy, que venceu a israelita Lina Glushko, por 6-1 e 6-2, e para a surpresa da saída de cena da quarta cabeça-de-série, a britânica Lily Miyazaki, que não encontrou forma de contrariar a bósnia Nefisa Berberovic, que triunfou por claros 6-2 e 6-1.