O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, fundado por Tiago Prestes, seu primeiro Cabo, e actualmente capitaneado por Pedro Coelho dos Reis, foi agraciado com a Medalha de Honra da União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da sede desta autarquia, e que contou com as presenças dos dois referidos Cabos e também de Nuno Castelão, antigo forcado do Grupo e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia local.

O Grupo do Aposento da Chamusca, que celebrou o seu 36.º aniversário nesta atípica temporada de 2020, estreou-se a 28 de Julho de 1984, numa corrida realizada na praça nortenha de Nave de Haver, tendo pegado três toiros por intermédio de João Carlos Samarro, António Salgado e João Miranda, todos eles consumando as respectivas sortes ao primeiro intento.

Desde então a trajectória deste conceituado Grupo de Forcados tem registado uma grande notoriedade, tanto pela qualidade do seu desempenho em praça, respeitando o público e os toiros, como fora das arenas, onde tem assumido uma acção de muita relevância na defesa e na dignificação da Tauromaquia, pelo que esta distinção é de inteira justiça e pleno merecimento. Parabéns!

Ludgero Mendes

Leia também...

Inauguração da Temporada
em Santarém é este Sábado

Este sábado, dia 19 de Março, a Monumental “Celestino Graça” abrirá as suas portas para acolher a corrida inaugural da presente temporada. A Associação…

Francisco Palha triunfa em Évora

A tradicional corrida de S. Pedro, em Évora, decorreu sob o signo dos Palhas, desde logo o marialva vila-franquense que esteve em plano superior,…

O Adeus Triunfal de “El Juli”

A última semana de “El Juli” como matador de toiros no activo foi vivida com uma expectativa imensa, tanto pelo próprio diestro que ao…

João Moura Júnior planifica temporada de 2026

O cavaleiro João Moura Júnior, triunfador da temporada escalabitana, mantém o seu propósito de apenas se apresentar num número reduzido de ocasiões na próxima…