Luísa Glória, gastrenterologista no Hospital Distrital de Santarém, Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e no Hospital da Luz Clínica de Odivelas, foi eleita presidente do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD), uma associação científica que congrega os médicos desta especialidade e outros profissionais de saúde ligados a ela, que exercem funções em hospitais de ‘âmbito distrital’.

A associação existe há mais de 30 anos e tem contribuído para a partilha de experiência entre os gastrenterologistas e para a melhoria da qualidade na prática desta especialidade, promovendo encontros científicos e estudos multicêntricos, alertando para situações em que as instituições não estão a responder de forma adequada às exigências da praxis clínica e, sobretudo, informando e educando para a saúde toda a população.

Ainda que associada a especialistas que trabalham em hospitais de âmbito distrital – o que deixa de fora os hospitais localizados nos concelhos de Lisboa, Porto e Coimbra -, o Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais acaba por ‘cobrir’ a maioria da população nacional, podendo ter por isso um papel cada vez mais relevante e interventivo no sistema nacional de saúde.

Luísa Glória, que assume a direção do NGHD para o próximo triénio, é especialista em gastrenterologia há duas décadas, tendo investido grande parte da sua carreira sobretudo nas áreas da gastrenterologia oncológica, doença inflamatória do intestino e nutrição clínica. É ainda consultora do Registo Oncológico Nacional.

Na mensagem da Presidente no site do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais, Luísa Glória assume que pretende “dinamizar e promover o estabelecido nos estatutos do NGHD no que se refere à avaliação da prestação de cuidados de âmbito regional e à sua melhoria, melhorar a colaboração com os cuidados de saúde primários , aproximando-os dos cuidados hospitalares mais diferenciados, de forma a obter uma melhor gestão dos recursos humanos e técnicos disponíveis, com eventuais ganhos em saúde”. 

Ainda na sua mensagem aos associados, a médica mostra vontade “em promover a investigação científica, nomeadamente através da dinamização de estudos multicêntricos de âmbito regional de forma a que o melhor conhecimento da realidade nacional e a partilha de experiências entre os vários centros permita melhorar o prestação de cuidados, objectivo primordial da nossa associação”.

“O NGHD pode desempenhar um papel relevante na promoção da difusão de conhecimentos e boas práticas incentivando os médicos em formação ou recém especialistas a exercer a sua pratica em hospitais de âmbito regional a complementarem os seus conhecimentos nestes centros que apresentem condições, recursos e experiência de formação em áreas especificas”, concluiu a dirigente.

Leia também...

Seis urgências fechadas no sábado e sete no domingo

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, enquanto no domingo sobem para sete, segundo as escalas de…

Hospital de Santarém cria Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu a primeira reunião de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação (EEER), no passado dia 21 de Janeiro,…

Foco de gripe das aves interdita acesso ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha

A autarquia de Vila Nova da Barquinha, em articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), decidiu interditar o acesso ao parque ribeirinho…

Renova oferece dois equipamentos de RX ao Centro Hospitalar do Médio Tejo

A empresa Renova, de Torres Novas, ofereceu dois equipamentos de RX portáteis ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). A entrega dos equipamentos decorreu…