Sete pessoas foram detidas esta quarta-feira, 30 de Junho, numa operação da PSP em vários distritos e que envolve a prática dos crimes de furto e receptação de catalisadores e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a PSP esclareceu que seis pessoas foram detidas em cumprimento de mandados de detenção e uma em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes.

As detenções foram resultado de 11 buscas domiciliárias e 16 não domiciliárias, que permitiram ainda a “apreensão de várias dezenas de catalisadores, 400 euros em dinheiro, dois motores e outros componentes de viaturas furtadas, uma arma de fogo, ferramentas utilizadas nos furtos, e bidões contendo 250 litros de gasóleo suspeito de serem também provenientes de furtos”.

“Foi possível recolher prova do comércio ilícito destes componentes sob a forma de resíduos, matéria sobre a qual se tem intensificado a partilha de informação com a Agência Portuguesa do Ambiente”, acrescentou o comunicado.

A Operação Carbono decorreu em simultâneo nos distritos de Santarém, Porto, Leiria e Coimbra e visou residências de suspeitos dos furtos, sucateiras e outros locais “referenciados durante as investigações por comercializarem ilicitamente esses componentes, sob a forma de resíduos, provenientes de furtos das viaturas”, referiu a PSP.

A operação decorreu de vários inquéritos, sob orientação do Mistério Público das respectivas comarcas e com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente.

“Desde o início de 2020, altura em que se verificaram as primeiras ocorrências, a PSP, registou até ao dia de ontem [terça-feira] 2772 ocorrências e foram efectuadas 307 detenções de suspeitos por furto de catalisadores em todo o território nacional, tendo-se verificado o aumento deste tipo de crimes desde o início do de confinamento, o que representa cerca de dois milhões de prejuízos causados às vítimas destes crimes”, concluiu a nota.

Leia também...

Adiada leitura do acórdão de mulher acusada de manter idosa morta 12 dias em lar de Torres Novas

A leitura do acórdão da mulher acusada de manter uma idosa morta 12 dias no mesmo quarto com duas outras, em Torres Novas, foi…

A importância do Teletrabalho… Ou como uma Pandemia obrigou muitos a criar condições para permitir a conciliação entre o trabalho e a vida familiar

Há quase duas décadas que o teletrabalho existia e era praticado no nosso país. Ainda que amiúde, este regime de prestação de trabalho já…

GNR deteve 21 pessoas por crimes de álcool, tráfico de droga e condução sem carta

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém deteve entre os dias 14 e 20 de Janeiro, 21 pessoas na sequência de várias…

Galeria Municipal do Entroncamento acolhe exposição de pintura de Álvaro Assunção

A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe entre os dias 15 e 28 de Março, a exposição de pintura de Álvaro Assunção. Licenciado em pintura…