O ‘Melão de Almeirim’ obteve recentemente a denominação de produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Portugal, sendo o primeiro passo para obter a certificação Europeia como IGP.

O processo de certificação deste produto almeirinense já leva perto de sete anos e nasceu de um parceira entre a Câmara Municipal de Almeirim e a MovAlmeirim – Associação Comercial e Empresarial do Concelho de Almeirim.

Após obter a certificação no País, a candidatura a certificação Europeia como IGP será agora levada a cabo pelo Ministério da Agricultura, que entregará o documento em Bruxelas.

“Aquilo que começou por ser um “sonho”, é hoje realidade numa parceria com a Associação de Comerciantes do concelho. No próximo Verão apenas quem cumprir o caderno de encargos pode produzir este melão emblemático”, destaca Pedro Ribeiro, presidente da autarquia de Almeirim.

Depois da ‘Sopa da Pedra’ e das ‘Caralhotas’, ‘o Melão de Almeirim’ é o terceiro produto com origem no concelho a obter esta certificação em Portugal. A ‘Sopa da Pedra’ e as ‘Caralhotas’ ainda aguardam a decisão da União Europeia para obter a certificação Europeia como IGP.

O pedido de registo de Indicação Geográfica Protegida para o produto ‘Melão de Almeirim’, foi publicado em Diário da República a 8 de Fevereiro e tinha um prazo de 30 dias para consulta pública.

Leia também...

Associação de Imprensa Cristã alerta para riscos para a sustentabilidade do sector

O presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) alertou recentemente para os riscos para a sustentabilidade da imprensa de proximidade decorrentes da…

Vinhos do Tejo em destaque no Adegga WineMarket

Depois de ter sido a primeira região convidada do Adegga WineMarket, em Dezembro do último ano, o Tejo volta este ano a ter lugar…

NERSANT capacita empreendedores transformar ideias em negócios

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu início na passada sexta-feira, 27 de Novembro, a duas edições do Programa de Aceleração…

Misericórdia de Santarém encerra oficina de encadernação por gerar prejuízo

A Misericórdia de Santarém vai encerrar a sua oficina de encadernação, transferindo o último funcionário para apoiar no restauro do arquivo histórico da instituição,…