O livro, ‘O último engraxador de Santarém – memórias de Vítor Tomé’, foi ontem, quinta-feira, 23 de Maio, apresentado ao público no histórico Café Central, local onde exerceu a sua profissão ao longo de várias décadas.

Vítor Tomé foi engraxador no Central durante quase toda a sua vida. Conheceu praticamente todas as personagens da ‘movida’ da cidade e da região scalabitana, nas décadas de 50 a 80.

Vítor Tomé ouviu as conversas e os desabafos dos seus clientes –  como se lá não estivesse -, impossibilitado de os partilhar, de acordo com um imaterial código rígido ou de uma ética de confessionário que seguiu à risca.

“Os seus ouvidos foram -e são- os ouvidos da cidade, a sua atenção foi a antena que captou os sinais da vida de Santarém -a visível e a outra-, e a sua consciência foi-se moldando aos factos de que foi testemunha silenciosa, mas que continua a guiar-se pela bússola dos valores adquiridos desde a infância”, segundo o autor, João Serrano.

Na presença de familiares de Vítor Tome – atualmente com 91 anos, encontra-se num lar nos arredores da cidade – foram recordados vários episódios do incansável engraxador que ficou conhecido como ‘excelência’, a forma recorrente como se dirigia e tratava aos clientes.

A obra viaja pela memória ainda recente da história de Santarém e recorda “uma personagem que marcou a vida da cidade de muitas formas”.

A introdução histórica e as notas à obra foram realizadas pelo historiador José Raimundo Noras, que reviu os depoimentos de Vítor Tomé e investigou a fidelidade dos seus testemunhos, “certeiros e verdadeiros”, como os qualificou.

Com o apoio do Município de Santarém, a edição pertence à Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), sendo que, de acordo com o vereador da cultura da autarquia de Santarém, Nuno Domingos, esta obra pode considerar-se já como” fazendo parte da história da cidade”.

Leia também...

Torres Novas cria incentivos para fixar médicos no concelho

A Câmara de Torres Novas vai apoiar financeiramente e dar incentivos fiscais a médicos de família que queiram fixar-se no concelho, onde freguesias mais…

Jéssica Cipriano, Diogo Carapinha, Rita Guerra e Safira são cabeça de cartaz do festival “Já Te Dou o Arroz”

A partir de amanhã, sexta-feira, e até ao dia 10 de Setembro, domingo, a vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe a terceira…

“Da Monarquia à República: o tempo de Anselmo Braamcamp Freire” na Casa do Brasil

O historiador José Miguel Sardica apresenta, sábado, às 16:00, na Casa do Brasil, em Santarém, a palestra “Da Monarquia à República: o tempo de…

Despiste de mota provoca ferido na estrada das Caneiras, em Santarém

Um acidente de mota ocorreu ao final da tarde de hoje, na estrada das Caneiras, junto ao Aeródromo de Santarém, resultando num ferido. O…