O Santuário de Fátima prepara-se para receber milhares de fiéis para a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, nos dias 12 e 13, esperando a maior afluência desde o início da pandemia de covid-19.

Presididas pelo cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia, e primaz do Brasil – que chegou a ser convidado para presidir às cerimónias de 12 e 13 de Maio de 2020, mas que devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal -, as celebrações de terça e quarta-feira têm já inscritas 37 grupos de peregrinos de 12 nacionalidades, o que aponta para o gradual regresso à normalidade no Santuário da Cova da Iria.

A peregrinação de Outubro, que celebra a 6.ª Aparição de Nossa Senhora, com particular destaque para o chamado “milagre do Sol”, é a última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda muito marcado pela pandemia, pelo que, “apesar de nesta data estar em curso um progressivo e responsável desconfinamento, será obrigatório o uso da máscara e a higienização das mãos à entrada do Recinto”, informou o Santuário de Fátima.

“Serão reforçadas algumas informações aos peregrinos pelo recurso a sinalética adicional à já existente. O Santuário recomenda especial cuidado e prudência aos peregrinos e participantes que façam parte de um grupo de risco e que pretendam participar nas celebrações. Tendo em conta a afluência de peregrinos em elevado número em algumas zonas específicas, reforça-se a delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a gerir o acesso a locais susceptíveis de aglomerações”, acrescenta a informação hoje divulgada.

Além destas indicações, não existirão outras limitações à participação dos peregrinos, que “já poderá ser feita sem outros constrangimentos”.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinhou em recente mensagem aos peregrinos que esta nova etapa representa uma “oportunidade” após “um ano e meio depois de tantas privações e sacrifícios em nome da (…) saúde e do amor ao próximo”, cabendo “a cada um (…) a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”.

“Com um novo horizonte, de olhos postos já na Peregrinação de Outubro, deixamos um convite renovado para que venham à Cova da Iria, com a mesma responsabilidade com que nos habituaram durante este tempo de pandemia, mas sem outros constrangimentos, que não sejam de novo a protecção individual e a protecção ao próximo, como o uso da máscara e o distanciamento necessário” afirmou o responsável pelo Santuário de Fátima na mensagem.

Esta Peregrinação Aniversária tem o tema do ano pastoral – “Louvai o Senhor, que levanta os fracos” – e “insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, agendada para 2023 em Lisboa.

A peregrinação começa oficialmente na terça-feira, às 21:30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão das velas e celebração no altar do recinto. No dia 13, às 09:00, terá lugar a recitação do terço, seguida de missa internacional, com a palavra ao doente e procissão do Adeus.

Leia também...

União de Tomar adianta-se na frente da 1ª divisão distrital de futebol

Formação tomarense aproveitou o adiamento do jogo do Rio Maior para se distanciar.

Manuel da Piedade Costa homenageado em Alcanena

O Município de Alcanena promoveu, no dia 29 de setembro, uma Homenagem a Manuel da Piedade Costa, o Sr. Atletismo de Alcanena. A iniciativa…

Municipais de Santarém debaixo de fogo: Vídeo polémico pode acabar nas malhas da justiça

Os bombeiros Municipais de Santarém ponderam apresentar queixa no Ministério Público contra os autores de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais…

Presidente da UDIPSS demite-se devido à “resistência interna” na instituição

Hilário Teixeira anunciou que se demitiu de presidente da direcção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém (UDIPSS), cargo que…