epa06065949 Military personnel close a gate at the Tancos Military Base, in Tancos, central Portugal, 04 July 2017. On 29 June 2017 the thieves stole anti-tank grenades, plastic explosives and more than 1,400 rounds of ammunition from the Tancos military complex. EPA/PAULO NOVAIS

O Ministério Público (MP) instaurou uma investigação sobre a explosão de quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, que provocou um morto e cinco feridos, confirmou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Confirma-se a instauração de inquérito. O mesmo corre termos na secção de Abrantes do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Santarém”, adiantou a PGR.

Ainda na quinta-feira, o Exército anunciou também a abertura de um processo de averiguações à “explosão inadvertida” ocorrida durante uma operação de desativação de explosivos.

Em comunicado, o Exército referiu que ocorreu uma “explosão inadvertida”, cerca das 16:40, durante uma operação de desactivação de engenhos explosivos, que estava a ser realizada por uma equipa de desactivação do Regimento de Engenharia N.º1 “para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes”.

Já esta sexta-feira, o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra revelou que os dois militares considerados feridos graves na explosão encontram-se estáveis e vão ser transferidos durante o dia de hoje para outra unidade de saúde.

A explosão ocorrida na quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância (Santarém), provocou um morto, dois feridos graves e três feridos ligeiros, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo o Comando Sub-regional do Médio Tejo, o alerta foi recebido às 16:49 e para o local (no distrito de Santarém) foram enviados 35 operacionais, 12 veículos e um helicóptero do INEM.

A fonte do INEM referiu que, além do helicóptero, o instituto mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.

Leia também...

Autarca de Mação lamenta destruição dos novos passadiços de Ortiga

O presidente da Câmara Municipal de Mação afirmou hoje que foi com tristeza que constatou no local o elevado grau de destruição dos passadiços…

Dois homens em prisão preventiva por furtos e tráfico de estupefacientes em Samora Correia

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche deteve, no dia 5 de Junho, dois homens de 47…

Mais de 40 concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Mais 40 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Coimbra e Guarda apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o…

Prazo de entrega das declarações de IRS começa hoje

Mais de 250 mil contribuintes já submeteram a declarações de IRS, segundo estatísticas do Portal das Finanças, apesar de se registarem constrangimentos no acesso…