­O­­­­­­­ ministro da Saúde, Manuel Pizarro, intervém na cerimónia que assinala o centenário do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, em Lisboa, 29 de dezembro de 2023. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O ministro da Saúde anunciou hoje que vai ser reforçado o número de centros de saúde com horário alargado no fim de semana e no dia de Ano Novo para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência.

“Vamos anunciar hoje mesmo o programa de abertura de centros de saúde em horário acrescido durante o fim de semana e durante segunda-feira, que é o feriado de 01 Janeiro, porque é muito importante que as pessoas, numa circunstância como esta, sejam especialmente cuidadosas no seguimento das regras”, afirmou Manuel Pizarro aos jornalistas à margem da cerimónia dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

O ministro reiterou que antes de se dirigirem a uma urgência hospitalar, as pessoas devem contactar o 112, se entenderem que é um caso de emergência, ou a Linha SNS 24.

“Por isso é que reforçamos [os centros de saúde abertos] para poder atender mais pessoas”, que devem procurar qual é o local onde devem dirigir-se se precisarem de cuidados de saúde com a presença de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, porque em muitos casos podem ser tratados em casa, disse Manuel Pizarro.

Leia também...

PS quer aferir responsabilidades técnicas, administrativas e políticas da instalação do skate parque

A Concelhia do PS de Santarém considera “necessário aferir as responsabilidades técnicas…

Câmara de Ourém compra terrenos para ampliar zona industrial

A Câmara de Ourém aprovou a compra de terrenos para a ampliação…

Santarém trail conta com apoio de 9 mil euros

O evento realiza-se a 14 de Maio e já vai na sua…

V Encontro do Projecto Erasmus reúne dezenas de alunos e docentes

Mais de 30 alunos e 15 professores do 3º ciclo e ensino…