O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu, na quarta-feira, dia 25, à Sessão Solene de abertura do ano lectivo do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).

O governante partilhou com a comunidade académica e científica e com os estudantes, uma comunicação com o tema: “Por uma cultura de Segurança – O papel da Estratégia Integrada de Segurança Urbana.”

“Estando investido da minha condição de ministro da Administração Interna, não posso deixar de referir a honra de ter estado num auditório lotado, que me fez lembrar, com todo o carinho, a minha condição de docente do ensino superior”, referiu José Luís Carneiro.

Na ocasião, o governante enalteceu a estratégia de ligação às entidades locais, regionais, e nacionais, designadamente às estruturas das Forças de Segurança e à Protecção Civil, que o IPT tem vindo a pôr em prática.

“Um dos melhores exemplos é o curso de mestrado em Protecção Civil, em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros – Portugal, e pelo TESP em Segurança e Protecção Civil. Duas excelentes manifestações do papel que as instituições de ensino superior podem ter na realização da sua missão em servir a comunidade, na capacitação e desenvolvimento de competências técnicas, numa área que cada vez mais exige saber especializado, e na criação de uma cultura de segurança, que resulta da própria natureza das matérias ministradas”, exemplificou.

“Felicito o IPT – Instituto Politécnico de Tomar em especial os estudantes, neste momento tão importante, onde se renovam objetivos e definem-se novas metas. Sejam agentes da mudança e da modernização de Portugal. Acreditem no vosso país! Vivam a vossa juventude em segurança, promovendo a dos outros”, apelou.

O governante reforçou o contributo dado pelo Politécnico de Tomar à comunidade que o envolve, qualificando-o como uma “força” de desenvolvimento da região.

Leia também...

Arte Equestre Portuguesa propõe-se a Património Imaterial da Humanidade

A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em Dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em…

Santarém com capacidade para acolher 76.000 peregrinos

A Diocese de Santarém tem identificada, até ao momento, uma capacidade de acolhimento de cerca de 76.000 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude…

Sardoal recebeu apresentação do Livro “Avós: Raízes e Nós”

A sala multiusos do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebeu, no dia 22 de Outubro, a apresentação do livro “Avós: Raízes e Nós”,…

Vem aí a “maior AgroGlobal de sempre”

Está tudo a postos para o arranque de mais uma edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, que se realiza de 5 a…