Os moradores retirados na quarta-feira de um prédio na Avenida 25 de Abril, em Santarém, que apresenta fissuras, vão aguardar mais “10 a 15 dias” para saberem se podem regressar a casa, disse hoje fonte da proteção civil.

O comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, José Guilherme, disse à Lusa que, após uma primeira vistoria técnica realizada na passada sexta-feira, foi decidido fazer uma monitorização à estabilidade dos taludes durante um período de 10 a 15 dias, antes de ser tomada uma decisão.

“Só depois dessa monitorização saberemos se os moradores podem regressar ou se será necessária nova vistoria”, disse.

Segundo o coordenador da proteção civil municipal, a expectativa é de que os moradores possam regressar a suas casas.

Contudo, afirmou, o acesso ao logradouro e à zona onde foram realizadas obras que poderão ter estado na origem da queda de elementos estruturais e da abertura das fissuras manter-se-á interditado até que sejam esclarecidas as circunstâncias em que estas decorreram.

No passado dia 15 foram retirados 14 dos 19 moradores do prédio, tendo dois casais e uma idosa ficado temporariamente com familiares e duas famílias com crianças alojadas, por intervenção dos serviços de Ação Social do município, numa unidade hoteleira.

A evacuação do prédio, onde permaneceu apenas a família do morador responsável pelas obras, que recusou sair, foi determinada “em nome da defesa de pessoas e bens”, disse José Guilherme.

Leia também...

APAV promove a VI edição das Jornadas contra Violência em Santarém

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove, no dia 28 de Novembro, as VI Jornadas de Santarém contra a Violência, evento que se…

Quatro óbitos e 51 casos positivos no lar da Póvoa de Santarém

O lar na Póvoa de Santarém onde foi detectado um surto de covid-19 registou quatro óbitos, até quarta-feira, 9 de Setembro, contabilizando agora 51…

Santa Casa da Misericórdia de Pernes investe 5 milhões na ampliação de lar de idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes vai fazer um investimento próximo de cinco milhões na ampliação e reabilitação das instalações para a Estrutura…

Sobe para sete o número de mortos no lar do Pego

 Sete mortos é o novo balanço do surto de covid-19 na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes. Numa…