O programa taurino “Clarín”, da Rádio Nacional de Espanha, proclamou os vencedores dos seus prestigiados troféus “Orelha de Ouro” e “Ferro de Ouro”, os prémios que todos os anos distinguem o melhor toureiro e a melhor ganadaria da temporada em arenas de Espanha e de França – e que são considerados dos galardões mais importantes que se concedem na Europa.
A 57ª “Orelha de Ouro” foi atribuída a “Morante de la Puebla” pela terceira vez, depois de já ter sido galardoado com este troféu nos anos de 2021 e 2022. O troféu “Ferro de Ouro” foi outorgado ao ganadeiro Victorino Martín, que o recebe pela quarta vez, depois dos que ganhou em 2016, 2017 e 2023.
“Morante de la Puebla” somou 23 pontos, alcançando uma vitória com vantagem substancial em relação aos demais finalistas, que foram David de Miranda (seis pontos), Borja Jiménez (quatro pontos), Pablo Aguado (três pontos), Emílio de Justo (dois pontos) e Alejandro Talavante (um ponto).
Victorino Martín, por seu turno, foi distinguido com o troféu “Ferro de Ouro” com um total de 19 pontos, também bem distanciado dos outros finalistas: Santiago Domecq (oito pontos), Victoriano del Rio (cinco pontos), La Quinta (quatro pontos), Jandilla (dois pontos) e Fuente Ymbro (um ponto).
O programa “Clarín”, da Rádio Nacional de Espanha (RNE), decano dos espaços taurinos radiofónicos, que é emitido aos sábados e domingos às 22.35 horas em Rádio 5, Rádio Exterior de España e RNE Audio, atribui o troféu “Orelha de Ouro” ao melhor toureiro desde 1968 e distingue a melhor ganadaria com o “Ferro de Ouro” desde 2012, sendo os prémios apurados através da votação dos ouvintes, dos correspondentes e dos colaboradores do programa.
