O antigo matador de touros José Júlio, de 85 anos, morreu hoje vítima de covid-19, no Hospital de Vila Franca de Xira.

De acordo o sobrinho do toureiro, David Antunes, também ele bandarilheiro, mas retirado das arenas, o matador de touros José Júlio faleceu no Hospital de Vila Franca de Xira, onde estava internado desde quinta-feira.

José Júlio nasceu em 1935, em Vila Franca de Xira, tendo vestido o “traje de luces” [fato de novilheiro] pela primeira vez em 1956, em Santarém, no mesmo ano em que se apresentou na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

O toureiro recebeu a alternativa a 11 de Outubro de 1959, na praça de Saragoça (Espanha), apadrinhado por Manuel Jiménez Moreno “Chicuelo”.

Em 2019, a Câmara de Vila Franca de Xira homenageou o toureiro, com a colocação de uma estátua do matador na entrada do mercado municipal daquela cidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (PróToiro) lamentou a morte de José Júlio, sublinhando que o país perdeu “um dos grandes” artistas da sua história.

A ProToiro recordou que o matador “levou o nome de Portugal pelo mundo”, sendo um artista “completo” que marcou o panorama do toureio a pé.

“É uma perda irreparável para a tauromaquia portuguesa e para a nossa cultura”, considerou a federação.

Leia também...

Abrantes recebeu cerimónia de assinatura dos contratos de apoio financeiro ao sector da Cultura

O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, foi o palco da cerimónia de assinatura dos contratos de apoio financeiro entre…

CHUDE recebe apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13…

Aprovada Loja do Cidadão no Cartaxo

O presidente da Câmara Municipal, João Heitor, congratula-se com a aprovação da candidatura que a autarquia apresentou à AMA em Fevereiro deste ano. “Trabalhámos…

Alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques receberam diplomas do Quadro de Valor e Excelência

Cento e cinquenta e seis alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques receberam, na quarta-feira, dia 13 de Dezembro, ao fim da tarde,…