O antigo hoquista Francisco Velasco, bicampeão mundial ao serviço da selecção portuguesa, morreu esta segunda-feira, 8 de Junho, aos 85 anos, anunciou o Sporting de Tomar, formação da qual foi treinador de seniores entre 1983 e 1985.

Francisco Velasco nasceu em Goa, na Índia, mas foi em Moçambique que começou a praticar hóquei em patins, na equipa do SNECI, em 1948, tendo sido convocado em 1955 para integrar a selecção que disputou o Campeonato do Mundo, em Itália.

Com a camisola da selecção portuguesa, que envergou durante oito anos, Velasco sagrou-se duas vezes campeão mundial, em 1958 e 1960, uma vez campeão europeu (1959), vencendo também uma taça latina e uma edição do torneio de Montreux.

Além do SNECI, representou também o Lusalite da Beira, o Ferroviário e o Sporting, ambos de Lourenço Marques.

Topógrafo de profissão, Francisco Velasco tornou-se treinador em 1964, tendo orientado, além do Sporting de Tomar, onde terminou a carreira, a Associação Desportiva de Oeiras, a seleção de Angola e o Hockey Club Monza, de Itália.

Francisco Velasco, que em 1982 publicou o livro Hóquei em Patins, foi distinguido com a medalha de mérito desportivo pelo Presidente da República Américo Tomás e recebeu louvores públicos da Federação Portuguesa de Patinagem e do Ministério da Educação.

Leia também...

Filipe Antunes estreia-se aos comandos do União de Santarém

Filipe Antunes assumiu o comando técnico do União de Santarém na quarta-feira, 1 de Janeiro, substituindo André David, que chegou a um acordo mútuo…

Rugby Clube de Santarém falha acesso ao escalão máximo do rugby português

O Rugby Clube de Santarém falhou o acesso à Liga de Honra de Rugby. O escalabitanos perderam por 23-20 frente ao Rugby Clube de…

Santarém Basket tenta Final Nacional

A equipa de Sub 18 feminina do Santarém Basket Clube (SBC) celebrou mais uma vitória no último jogo da 2.ª fase da Taça Nacional,…

Kika despacha segunda favorita e segue em frente no Santarém Ladies Open

Com uma exibição quase perfeita que apanhou desprevenida a segunda cabeça-de-série Katie Boulter, a tenista lusa Francisca Jorge, causou a maior surpresa da jornada…