Médico de reconhecida competência técnica, que pautou a sua trajectória profissional por uma permanente devoção em favor dos mais carenciados e das instituições hospitalares que sempre serviu com infinita generosidade, José Manuel Gonçalves Nogueira faleceu esta terça-feira, 14 de Fevereiro, aos 93 anos.
O Dr. José Manuel Gonçalves Nogueira, homenageado pelo Correio do Ribatejo a 10 de Abril de 2018, era natural da aldeia de Azoia de Baixo, no concelho de Santarém, onde nasceu a 29 de Dezembro de 1929 no seio de uma família muito respeitada.
Após cumprir os estudos secundários no Liceu Nacional de Santarém e no Colégio Nuno Álvares, em Tomar, o Dr. José Manuel Gonçalves Nogueira frequentou um ano a Faculdade de Farmácia, porém, viria a cursar medicina na Universidade de Coimbra, onde concluiu a sua licenciatura em 1956.
O Dr. José Manuel, como carinhosamente era tratado pelos Amigos e pelos seus doentes, começou a dar consultas no consultório da Dr.ª Maria Ernestina Caldas Oliveira, porém, querendo valorizar-se profissionalmente esteve cerca de quatro anos como voluntário no Serviço de Patologia Médica do Hospital de Santa Maria, e em 1960 ingressou nos quadros do Hospital de Jesus Cristo, em Santarém, continuando, contudo, a prestar serviço no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Optando por se dedicar ao Hospital de Santarém, o Dr. José Manuel estabeleceu-se com consultório próprio nesta cidade, onde realizou centenas de consultas gratuitas, incluindo “domicílios”, e fazia os exames de electrocardiografia, tendo oferecido um aparelho ao Hospital de Jesus Cristo, então propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, devido às dificuldades por que passava esta prestimosa instituição de solidariedade social. O Dr. José Manuel foi o responsável local pela campanha contra a cólera e dirigiu também o Banco de Urgências do Hospital, onde durante muitos anos prestou colaboração voluntária no Serviço de Sangue.
Em 20 de Setembro de 1963 o Dr. José Manuel Gonçalves Nogueira integrou o grupo de fundadores do Rotary Clube de Santarém e desde há muitos anos que era sócio do prestigiado Clube de Santarém, onde também ocupou funções directivas, sendo uma personalidade manifestamente reconhecida no meio cultural e associativo, pugnando pela extensão de laços afectivos com os amigos de sempre, a quem devota uma amizade sem limites e afirma uma presença ou uma lembrança constantes.
Este profissional competente e dedicado e este Homem generoso e altruísta foi homenageado a 10 de Janeiro de 2009 com a inauguração de uma estátua em seu tributo, instalada junto à Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Santarém, e a 20 de Abril de 2017 o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão promoveu-lhe uma Sessão Solene de Homenagem, no âmbito da XCI Assembleia de Investigadores, onde marcaram presença centenas de Amigos e Admiradores, que puderam apreciar a brilhante conferência ali proferida pelo Dr. João Pedro Gonçalves Nogueira subordinada ao tema. “A Vida e a Obra do Doutor José Manuel Nogueira, o Pai, o Amigo e o Médico”, que, usando a palavra em nome da Família, o considerou “um Homem entusiasmado com a vida e um Homem de ressurreição”, síntese perfeita do Médico competente e do Homem generoso, dotado de uma elevada estatura moral e cívica.