O militar de carreira José dos Santos Gomes, conhecido como sargento ‘Passarinho’, faleceu na madrugada da passada sexta-feira, 11 de Março, aos 87 anos de idade, em Santarém.
Figura sobejamente conhecido em Santarém, o sargento-mecânico marcava presença assídua nas homenagens a Salgueiro Maia e comemorações do 25 de Abril e cerimónias militares na cidade, sempre trajado a rigor com o uniforme de gala do Exército.
Foi camarada e amigo do capitão Salgueiro Maia, tendo integrado a Escola Prática de Cavalaria de Santarém entre 1956 e 1991, ano em que se reformou como Sargento-Mor. Foi combatente em África, onde cumpriu três comissões de serviço durante o período da guerra colonial. Esteve por duas vezes em Moçambique e uma terceira na Guiné-Bissau, entre os anos de 1961 e 1974.
Na antiga EPC, como “mecânico de carros de combate e de viaturas especiais”, colaborou activamente na preparação de veículos militares que participaram no 25 de Abril de 1974, 11 de Março e 25 de Novembro de 1975, datas marcantes na história recente de Portugal.