Para assinalar o início do ano lectivo de 2022-2023 e o Dia Mundial do Professor o Município de Santarém organizou uma cerimónia de boas vindas aos professores das escolas do Concelho, num evento que teve lugar terça-feira, 4 de Outubro, no Convento de São Francisco.

Nesta cerimónia que contou com a participação de cerca de 400 professores, marcaram presença, Ricardo Gonçalves e João Teixeira Leite, Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), respetivamente, acompanhados por Inês Barroso, Deputada à Assembleia da República e Vânia Horta, Chefe de Divisão da Educação.

Ricardo Gonçalves enalteceu os professores do Concelho desejando que “o próximo ano lectivo seja um ano maravilhoso, desde abril que temos uma delegação de competências ao nível da Educação. Não tão aprofundada, como eu achava que devia ser. Mas tem alguns caminhos que levam ao princípio da subversividade: quem está mais próximo, pode fazer melhor. Nós queremos fazer melhor e em conjunto vamos conseguir.” O Presidente lembrou “a importância dos professores na nossa vida coletiva, são vocês os responsáveis por termos jovens preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro, são vocês que de forma criativa descobrem novos talentos e preparam-nos para o sucesso”.

João Teixeira Leite saudou todos os presentes e deu as boas vindas ao ano lectivo 2022-2023 referindo que “a Educação é uma prioridade, isto é importante para as crianças, mas sobretudo para o nosso Futuro”. O Vice-presidente lembrou a presença do Executivo na cerimónia de entrega de diplomas dos quadros de excelência e de honra, do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, para afirmar que é “importante investirmos nas nossas crianças, nos nossos jovens e nas nossas escolas. É através das escolas que mudamos o Mundo. É importante ver e assistir que as nossas crianças e os nossos jovens têm capacidades extraordinárias”. João Teixeira Leite não tem dúvidas que “o nosso futuro está em boas mãos”, destacando a importante missão dos professores, “que viveram momentos difíceis nos dois últimos anos e que ao longo de décadas têm, de uma forma determinada e empenhada, a capacidade de ultrapassar diversas dificuldades”.

Os professores foram brindados com um jantar volante nos claustros do Convento de São Francisco. Um momento de grande convívio, onde têm oportunidade de conhecerem os colegas das outras escolas e de trocarem ideias e experiências.

Para terminar, deve lugar uma caminhada noturna no Centro Histórico, com visita à Igreja de Marvila, onde Marco Loja, Chefe da Divisão de Cultura e Património da CMS, fez uma retrospetiva histórica do monumento. Seguiu-se uma vista à igreja da Piedade, que contou com animação organista pelo Maestro David Pacetti Correia. A noite terminou com a vista ao Museu Diocesano.

Leia também...

Utentes do projecto INcluir pintaram esta manhã armários urbanos da EDP em Santarém

Cerca de dez utentes do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém dão cor a armários da EDP. Uma actividade integrada…

Homem detido por violência doméstica fica em prisão preventiva

Um homem, de 49 anos, foi detido pela GNR em Alcanena por violência doméstica contra a sua ex-companheira, tendo ficado em prisão preventiva depois…

Aprovada colocação do PDM de Santarém em discussão pública

A Câmara de Santarém aprovou, por unanimidade, a colocação em discussão pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal, iniciada em 2002, com…

Utentes querem reunir 10 mil assinaturas para reclamar melhorias nas urgências e fim das portagens

As comissões de utentes dos serviços públicos do distrito de Santarém querem, até final de Junho, reunir, “com pelo menos 10 mil assinaturas”, os…