A Casa do Povo de Rio de Moinhos acolheu esta terça-feira, 28 de Março, a cerimónia de assinatura dos contratos-programa no âmbito do FinAbrantes entre o Município de Abrantes e os representantes das 78 colectividades que viram aprovadas as suas candidaturas nas Medidas Cultura, Desporto, Juventude, Social, Eventos e também na Medida Investimento, num total de financiamento de 851.874,243€.
A cerimónia de assinatura dos contratos-programa contou com as presenças, entre outros, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, Rui André, e do Presidente da Casa do Povo de Rio de Moinhos, João Abílio, que salientou “todo o apoio que a autarquia tem dado com o FinAbrantes porque sem este seria muito difícil manter as instituições com as portas abertas”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, começou por referir que “este é um momento muito importante para a comunidade” e destacou que “desde a criação do FinAbrantes em 2015, temos procurado incentivar o desenvolvimento de projetos que contribuam para promover a prática desportiva, cultural, o associativismo juvenil e a inclusão social”.
“Este ano, foram concedidos mais de 850 mil euros a 78 associações, clubes e instituições locais para que, através dos 175 projetos aprovados, possam continuar a dinamizar e a contribuir para uma vida mais ativa por todo o concelho”, afirmou Manuel Jorge Valamatos reforçando que “ao longo destes nove anos de FinAbrantes, investimentos cerca de 5,3 milhões de euros, números que demonstram a importância deste programa”.
“O FinAbrantes volta a ter, este ano, a inclusão da medida “Investimento”, dando seguimento à opção política que tomamos no ano passado, com a conversão do Orçamento Participativo nesta medida de apoio. Uma decisão que teve grande adesão e reconhecimento por parte das nossas coletividades e que permitiu a recuperação e manutenção das infraestruturas que são fundamentais para criar as melhores condições”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Para 2023, no total do financiamento aprovado, está incluída a verba de 300 mil euros para apoiar as instituições desportivas, culturais e sociais com a conservação/beneficiação e construção de infraestruturas e a aquisição de equipamentos e de viaturas que, neste ano, contemplou 21 candidaturas apoiadas.
O FinAbrantes é um programa municipal de incentivo a entidades concelhias que tem como objetivo manter e apoiar as atividades das diversas entidades nas áreas da cultura, desporto, recreio, juventude e da intervenção social, de forma regular e diversificada, uma vez que são pilares fundamentais de coesão social e de apoio aos interesses e necessidades de cada cidadão.