Município de Abrantes disponibiliza meio milhão de euros para apoio a colectividades

A Câmara Municipal de Abrantes vai disponibilizar mais de 500 mil euros para o apoio a actividades culturais, sociais, de juventude e desportivas.

Em comunicado, o município presidido por Manuel Jorge Valamatos (PS) dá conta de que as medidas surgem no âmbito do programa FinAbrantes – Programa de Apoio a Colectividades do Concelho de Abrantes e vai chegar a 67 instituições, num total de 90 projectos aprovados, através de protocolos assinados na segunda-feira, e a mais 30 colectividades ligadas à vertente desportiva, com contratos já rubricados.

“O movimento associativo é muito relevante para o concelho de Abrantes, tendo sempre desempenhado um papel importante de solidariedade e de motivação juntos dos nossos cidadãos, desde os mais novos aos mais seniores. Agora, e nestes momentos mais complicados que vivemos consequência da pandemia, temos a responsabilidade de criar condições para que estas colectividades e associações não deixem de prestar os seus serviços à comunidade”, considerou o autarca.

PUBLICIDADE

Segundo Manuel Jorge Valamatos, “a retoma da normalidade deve incluir, de forma gradual, o regresso da actividade associativa nas suas mais variadas vertentes”.

A verba disponibilizada pela autarquia neste ano reflecte um aumento de 5% face ao valor atribuído em 2019, num apoio municipal anual que tem como objectivo “manter a vitalidade do movimento associativo no concelho de Abrantes, enquanto um dos pilares fundamentais de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades das comunidades” locais, adianta o comunicado.

O programa FinAbrantes existe há cerca de 20 anos no município de Abrantes, tendo apoiado nos últimos seis anos as cerca de 100 colectividades concelhias com valores globais sempre acima do meio milhão de euros.

Além das medidas já aprovadas, e ainda no âmbito deste programa, para este ano está em curso o procedimento que visa acrescentar uma nova medida de apoio ao investimento para conservação e beneficiação de infraestruturas das colectividades e à aquisição de equipamentos e de viaturas para suporte às suas actividades.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS