O Município de Abrantes e a Art’Abrantes – Associação de Artesanato assinaram esta quarta-feira, dia 29 de abril, um protocolo de cedência de instalações no Mercado Municipal de Abrantes, que permitirá a dinamização de um espaço dedicado ao artesanato e à valorização dos saberes tradicionais.
O protocolo estabelece a cedência de loja situada no piso 1 do Mercado Municipal, para o desenvolvimento das atividades da Art’Abrantes, contribuindo para a revitalização deste equipamento municipal e para o reforço da oferta cultural.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, referiu que “os nossos artesãos têm muito potencial” e mostrou toda a disponibilidade do Município em apoiar a associação, “uma associação em que eu acredito muito”, acrescentando que “temos de valorizar mais aquilo que fazemos”.
No dia em que a associação assinalou o seu 1º aniversário, Cristina Reis, presidente da Art´Abrantes, salientou que neste momento a associação tem 36 sócios dos quais 24 já têm carta de artesão e referiu que “esta loja é uma conquista para a Art´Abrantes”, agradecendo ao Município a disponibilidade que sempre tem tido.
A Art’Abrantes passará a utilizar o espaço para promover o artesanato como património cultural, através da realização de exposições, workshops, ações de formação e iniciativas de divulgação dos ofícios tradicionais. O protocolo prevê, entre outras obrigações, a realização anual de pelo menos duas exposições e a dinamização regular de atividades que valorizem o trabalho dos artesãos e incentivem a aprendizagem junto de novos públicos.
O protocolo tem uma vigência inicial de três anos, renovável por iguais períodos, e enquadra-se na estratégia municipal de apoio a entidades que desenvolvem atividades de interesse público nas áreas cultural, educativa e social.
