O Município de Azambuja em conjunto com a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa lançam o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE).
O programa surgiu devido ao crescente número de pedidos de apoio alimentar por pessoas e famílias em condições fragilizadas que chegavam à Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.
Foi necessário estabelecer um protocolo de cooperação e colaboração entre a Delegação de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja, que respondesse às necessidades identificadas, criando assim, o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE).
O apoio é atribuído em formato de cabaz de produtos alimentares e bens essenciais, composto pelos bens doados à delegação, que procurará assegurar a capacitação de géneros adequada às pessoas beneficiárias.
O programa contempla quatro medidas de apoio: emergência, sustentabilidade e urgência que são da exclusiva responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e o Apoio de Recuperação que operacionaliza-se num trabalho de articulação e cooperação entre ambas as entidades, no qual compete ao Município de Azambuja avaliar tecnicamente os pedidos, encaminhar para a Delegação de Aveiras de Cima e acompanhar socialmente os beneficiários. Compete, assim, à Delegação de Aveiras de Cima, receber e gerir doações dos bens essenciais e proceder à entrega aos beneficiários.
O Apoio de Recuperação tem uma capacidade de resposta a 40 pessoas, com processos completos, ficando os restantes em lista de espera.
Os interessados podem candidatar-se através do preenchimento de um formulário, disponível em cm-azambuja.pt/, no Serviço Social do Município de Azambuja, sito no Edifício do Páteo Valverde em Azambuja ou na Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.
O pedido deverá ser instruído, obrigatoriamente, com os documentos referenciados no projeto e no Formulário Regulamento e entregue, presencialmente, no Serviço de Ação Social do Município ou através do correio eletrónico, para o endereço asocial@cm-azambuja.pt, sob pena de exclusão por ausência de documentos.