O Município de Azambuja em conjunto com a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa lançam o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE).

O programa surgiu devido ao crescente número de pedidos de apoio alimentar por pessoas e famílias em condições fragilizadas que chegavam à Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi necessário estabelecer um protocolo de cooperação e colaboração entre a Delegação de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja, que respondesse às necessidades identificadas, criando assim, o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE).

O apoio é atribuído em formato de cabaz de produtos alimentares e bens essenciais, composto pelos bens doados à delegação, que procurará assegurar a capacitação de géneros adequada às pessoas beneficiárias.

O programa contempla quatro medidas de apoio: emergência, sustentabilidade e urgência que são da exclusiva responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e o Apoio de Recuperação que operacionaliza-se num trabalho de articulação e cooperação entre ambas as entidades, no qual compete ao Município de Azambuja avaliar tecnicamente os pedidos, encaminhar para a Delegação de Aveiras de Cima e acompanhar socialmente os beneficiários. Compete, assim, à Delegação de Aveiras de Cima, receber e gerir doações dos bens essenciais e proceder à entrega aos beneficiários.

O Apoio de Recuperação tem uma capacidade de resposta a 40 pessoas, com processos completos, ficando os restantes em lista de espera.

Os interessados podem candidatar-se através do preenchimento de um formulário, disponível em cm-azambuja.pt/, no Serviço Social do Município de Azambuja, sito no Edifício do Páteo Valverde em Azambuja ou na Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

O pedido deverá ser instruído, obrigatoriamente, com os documentos referenciados no projeto e no Formulário Regulamento e entregue, presencialmente, no Serviço de Ação Social do Município ou através do correio eletrónico, para o endereço asocial@cm-azambuja.pt, sob pena de exclusão por ausência de documentos.

Leia também...

Moradores contestam redução de lugares de estacionamento no centro histórico

Um grupo de moradores do centro histórico de Santarém, em particular dos…

NERSANT apela à utilização da inovação para criar negócios alimentares mais sustentáveis

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia…

Cartaxo assinala Dia Internacional da Família

O dia comemorativo, que se celebra anualmente a 15 de Maio, vai…

Festival do Arrepiado tem apoio da Câmara de Santarém

O Município de Santarém mantém a sua aposta na divulgação da gastronomia…