O Município de Santarém vai atribuir um apoio financeiro de 7,5 mil euros anuais, entre 1 de Outubro de 2023 e 30 de Setembro de 2026, ao Projeto Agir+ do Lar Evangélico Nova Esperança (LENE) com vista a nova candidatura ao “Programa Escolhas 9ª Geração”, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 74/2023.

O apoio municipal pretende apoiar o LENE a dar continuidade à execução do projetco AGIR+ como entidade promotora e gestora e tem como parceiros, para além da Câmara Municipal de Santarém, a União de Freguesias da Cidade de Santarém, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém, o Instituto Politécnico de Santarém, os Agrupamentos de Escolas Sá da Bandeira, Alexandre Herculano e Dr. Ginestal Machado, a Assembleia de Deus Pentecostal de Santarém, o Vitória Clube de Santarém, a Sociedade Recreativa Operária de Santarém, o Clube de Canoagem Scalabitano, a Casa do Benfica Santarém e a Viver Santarém EM,SA.

O Município vai ainda prolongar a cedência do espaço para o funcionamento do Projeto Agir+ localizado em Vale de Estacas, promover em articulação diversas iniciativas, identificar e encaminhar potenciais beneficiários e voluntários para o projecto, ceder espaços para a realização de atividades desportivas, entre outras iniciativas promovidas pelo “consórcio”.

O “Programa Escolhas” já beneficiou 460 mil crianças e jovens, através de 800 projectos em todo o País. Face às edições anteriores, a 9.ª Geração do “Escolhas” vai contar com um reforço de projectos nas áreas da cultura, apostando na inclusão pela arte, e do desporto, dimensões fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens e na promoção da coesão social. Para além de apostar no alargamento da duração de cada projecto, que passam a ter três anos, ficando alinhados com o calendário escolar, o que potencia uma maior capacidade de concretização dos objetivos propostos, bem como do acompanhamento dos percursos educativos das crianças e jovens.

A 9.ª Geração do “Escolhas” vai ainda ser alvo de uma articulação interinstitucional reforçada, tanto a nível central como local, estando prevista uma maior coordenação e cooperação entre diferentes áreas governativas e o estabelecimento de mais parcerias a nível local.

Leia também...

Hospital de Santarém suspende visitas aos doentes internados

Como medida preventiva.

Escalabitanos conquistam pódios no aniversário do CAD Coruche

Para comemorar da melhor forma os seus 17 anos, o CAD Coruche…

“A Golegã nunca abandonou a matriz do sector equestre, continuando o seu percurso de afirmação como Capital do Cavalo”

A Feira Nacional do Cavalo, edição de 2024, encerrou as suas portas…

Prisão preventiva por posse de armas ilegais em Salvaterra de Magos

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação e de…