A Câmara Municipal de Santarém apresentou ontem, dia 2 de Maio, a versão final do MasterPlan para a requalificação urbana do Campo Infante da Câmara. A apresentação esteve a cargo de Sérgio Padrão Fernandes e de Luís Sanchez Carvalho, arquitectos e professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e decorreu no Stand do Município, no SIL – Salão Imobiliário de Lisboa.

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, recordou, na intervenção que antecedeu a apresentação, todo o processo de desenvolvimento do trabalho realizado, com destaque para o envolvimento da comunidade em geral. O autarca referiu que “é um dia especial e histórico, depois de muito tempo, de análise, partilha e discussão estamos a apresentar a visão de futuro que desejamos para esta zona nobre e simbólica do nosso Concelho, vamos agora partir para a fase mais importante, começar a elaborar de forma faseada os projectos de execução que vão permitir avançarmos para o início da necessária regeneração urbana do Campo Infante da Câmara, com destaque para a construção do parque verde”.

Ricardo Gonçalves, presidente do Município agradeceu o empenho dos técnicos envolvidos, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e da população em geral que participou no processo, “chegados aqui é importante reconhecer o envolvimento de todos e sublinhar a satisfação de estarmos capacitados para com rasgo e visão de futuro ambicionarmos concretizar os nossos sonhos”.

Este projecto já foi previamente discutido com a população, em 2023, em duas sessões que decorreram no Teatro Sá da Bandeira, e teve ao longo dos últimos anos quatro cenários possíveis que culminaram no, agora apresentado.

O documento apresentado pelos Professores reflete numa primeira fase “a integração de dois elementos: Parque Verde Urbano e Praça Central, pode desde já ser pensada e projectada, como componente mais representativa da expressão territorial e temporal dos consensos gerados ao longo de um caminho trilhado sempre iluminado pelo propósito de construir uma ‘cidade mais bela e justa”. 

O documento apresentado defende ainda que a Praça de Toiros deve ser o futuro Multiusos do Concelho, bem como, reflecte a ampliação do Centro Escolar do Sacapeito, situação já reflectida na Carta Educativa, recentemente apresentada pela autarquia.

Leia também...

Maestro Martim Tavares ministra curso breve sobre música e literatura em Torres Novas

Com o mote “O livro aberto da arte”, o maestro Martim Sousa Tavares vai ministrar um curso breve sobre música e literatura, entre março…

Ministro diz que restrições ao uso das barragens estão “a revelar-se eficazes”

As medidas de restrição impostas no início do mês ao uso de seis barragens para produção de electricidade e para rega agrícola, devido à…

“Os pais vêem nos filhos Cristianos Ronaldos e não Carlos Resendes ou Livramentos”

O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio, também conhecido como “Caixeiros”, completou, no passado dia 5 de Junho, 105 anos de existência na…

PSP conta com mais 400 agentes formados na Escola Prática de Polícia de Torres Novas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai ter a partir de hoje perto de 400 novos agentes, que vão ser colocados nos vários comandos…