O executivo municipal da Câmara de Santarém adoptou um pacote de medidas de apoio às famílias e empresas do concelho, no âmbito do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, no passado dia 18 de Março. As medidas tomadas esta segunda-feira, 30 de Março, foram uniformizadas tendo em conta as já adoptadas pelos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Em relação à habitação social, o executivo decidiu prolongar os prazos de pagamento das rendas, relativas aos meses de Março, Abril, Maio e Junho, com os pagamentos a poderem ser efectuados até 31 de Dezembro de 2020, sem que haja lugar à cobrança de juros.

Relativamente ao fornecimento de água, vão ser suspensas as tarifas fixas e variáveis a todas as IPSS do Concelho. A cobrança de tarifas fixas (água+saneamento+resíduos sólidos urbanos) também vai ser suspensa para as pequenas empresas de comércio e serviços. Os prazos de pagamento de todas as facturas de água vão ser prorrogados e sem lugar a pagamento de juros.

O executivo municipal adoptou ainda a medida de suspensão do pagamento das rendas de todos os estabelecimentos comerciais em espaços Municipais que se encontrem encerrados, suspendendo também a cobrança de todas as taxas relativas à Ocupação de Espaço Público.

No que se refere às Taxas Cemiteriais, ficam suspensas as taxas de inumação nos óbitos provocados por COVID-19.

As medidas agora propostas serão objecto de reavaliação e reforço, caso se verifique essa necessidade.

Todas estas medidas serão objecto de ratificação nas próximas reuniões do Executivo e Assembleia Municipal e terão efeitos retroagidos ao dia 1 de Março de 2020.

Leia também...

Câmara de Santarém cancela actividades de Carnaval ao ar livre devido às previsões meteorológicas

A Câmara de Santarém informa que no âmbito das comemorações do Carnaval, que decorrem de 9 a 13 de fevereiro, com a temática “As…

Última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima começa hoje

A última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima começa hoje, presidida pelo arcebispo da Beira, em Moçambique, Claudio Dalla Zuanna, sendo esperados…

Reitor de Fátima alerta para riscos de manipulação em tempos de “verdades paralelas”

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, alertou hoje para o “risco de manipulação”, em tempos marcados por “‘fake news’ e verdades paralelas”.…

Sinergia verde: energizar as relações Portugal-Angola

Numa era em que o desenvolvimento sustentável e a mitigação das alterações climáticas são fundamentais, a crescente colaboração em matéria de energia verde entre…