A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) vão assinar um protocolo de cooperação, válido pelo período de 10 anos, para a prestação de apoio do Serviço de Conservação e Restauro da CMS ao Centro Interpretativo de Casével (CIC).

Esta necessidade surge na sequência dos trabalhos arqueológicos efectuados no ano de 1998, no interior da Igreja de Santa Maria de Casével e na requalificação do adro da igreja local, que resultou na obtenção dum valioso espólio de achados arqueológicos, como esteias e esculturas entre outras.

De referir que, os achados expostos no CIC fazem parte do acervo do Museu Municipal de Santarém, pelo que a CMS tem o dever de zelar pela conservação deste património, implementando acções de conservação e restauro dos bens culturais, bem como acções de conservação preventiva, de forma a preservar e salvaguardar este espólio.

No que se refere ao acesso e estudo por parte de investigadores exteriores às duas entidades, as normas são estabelecidas pelo Regulamento do Museu Municipal de Santarém, devendo a UFCV assegurar no local a fiscalização do bom cumprimento das mesmas.

Leia também...

Fuzileiros suspeitos da morte de agente da PSP ficam em prisão preventiva no estabelecimento prisional militar de Tomar

Decidiu o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

José Mira Potes toma posse como presidente do Politécnico de Santarém

No próximo dia 10 de Setembro, pelas 15h30, realizar-se-á a tomada de posse do Presidente do IPSantarém, José Mira Villas Boas Potes. A cerimónia…

Abrantes estreia roteiro militar pedestre em Dia dos Monumentos e Sítios

O roteiro “Portas D’Abrantes”, um percurso pedestre de turismo militar que passa pelas antigas defesas e oito portas da antiga praça de guerra, vai…

Castelo de Abrantes passa a ser gerido pela autarquia

A Câmara Municipal de Abrantes e o Governo formalizaram na terça-feira, dia 29 de Junho, a transferência para a autarquia das competências de gestão,…