A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) vão assinar um protocolo de cooperação, válido pelo período de 10 anos, para a prestação de apoio do Serviço de Conservação e Restauro da CMS ao Centro Interpretativo de Casével (CIC).

Esta necessidade surge na sequência dos trabalhos arqueológicos efectuados no ano de 1998, no interior da Igreja de Santa Maria de Casével e na requalificação do adro da igreja local, que resultou na obtenção dum valioso espólio de achados arqueológicos, como esteias e esculturas entre outras.

De referir que, os achados expostos no CIC fazem parte do acervo do Museu Municipal de Santarém, pelo que a CMS tem o dever de zelar pela conservação deste património, implementando acções de conservação e restauro dos bens culturais, bem como acções de conservação preventiva, de forma a preservar e salvaguardar este espólio.

No que se refere ao acesso e estudo por parte de investigadores exteriores às duas entidades, as normas são estabelecidas pelo Regulamento do Museu Municipal de Santarém, devendo a UFCV assegurar no local a fiscalização do bom cumprimento das mesmas.

Leia também...

Escritora de Santarém entre os três premiados do Concurso Literário Poeta António Aleixo

Ana Simão, residente em Santarém, foi a segunda classificada da primeira edição…

Sindicato avança que greve dos enfermeiros do Médio Tejo teve adesão na ordem dos 90%

A adesão à greve de hoje dos enfermeiros do Centro Hospitalar do…

Museu Nacional Ferroviário inaugura dia 18 dois novos espaços expositivos

 O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), anunciou a inauguração, no…

Patriarca de Lisboa lembra em Fátima os nefastos fogos que dizimam vidas

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, lembrou , em Fátima, “os nefastos…