A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) vão assinar um protocolo de cooperação, válido pelo período de 10 anos, para a prestação de apoio do Serviço de Conservação e Restauro da CMS ao Centro Interpretativo de Casével (CIC).

Esta necessidade surge na sequência dos trabalhos arqueológicos efectuados no ano de 1998, no interior da Igreja de Santa Maria de Casével e na requalificação do adro da igreja local, que resultou na obtenção dum valioso espólio de achados arqueológicos, como esteias e esculturas entre outras.

De referir que, os achados expostos no CIC fazem parte do acervo do Museu Municipal de Santarém, pelo que a CMS tem o dever de zelar pela conservação deste património, implementando acções de conservação e restauro dos bens culturais, bem como acções de conservação preventiva, de forma a preservar e salvaguardar este espólio.

No que se refere ao acesso e estudo por parte de investigadores exteriores às duas entidades, as normas são estabelecidas pelo Regulamento do Museu Municipal de Santarém, devendo a UFCV assegurar no local a fiscalização do bom cumprimento das mesmas.

Leia também...

Estação Zootécnica Nacional será requalificada com fundos do PRR sob liderança dos municípios

A ministra da Agricultura disse ontem, em Santarém, que a Estação Zootécnica Nacional vai ser requalificada com recurso a fundos do PRR, anunciando que…

Parlamento inicia hoje votação do último Orçamento desta maioria absoluta

O parlamento arranca hoje com a “maratona” de discussão e votação na especialidade do Orçamento do Estado de 2024 (OE2024), que tem aprovação garantida…

Acidente mortal na EN118

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida com gravidade na sequência de uma colisão rodoviária entre um pesado de mercadorias e um quadriciclo. O…

Pernes recebe Arraial da Velha

A Música Velha de Pernes promove dias 8 e 9 de Setembro, o Arraial da Velha, uma iniciativa que relembra o que originalmente ocorria…