No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, dia 21 de Março, o Município de Santarém procedeu à plantação de mais nove árvores em diferentes espaços na Cidade de Santarém.  Foram plantadas cinco  árvores da espécie Ginkgo biloba na Praça Egas Moniz, duas árvores da espécie Fraxinus angustilofia no Jardim de Vale de Estacas, uma  da espécie Populos nigra var. itálica no espaço verde junto à Igreja Santa Clara em alinhamento com as árvores existentes e uma  outra da espécie Tipuana tipu na Quinta de Santa Marta. Estas vão promover o reforço da estrutura arbórea, tendo as plantações na cidade sido iniciadas em janeiro com continuidade até final do semestre, quer em substituições quer em incremento desta mesma estrutura.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “as árvores são elementos fundamentais da nossa Cidade, constituindo um contributo determinante para a vivência e qualidade de vida da sociedade e no combate às alterações climáticas”.

Nuno Russo, Vereador da CMS com o pelouro dos Espaços Verdes e Espaço Público, referiu que “são vários os projetos e empreitadas de requalificação e de criação de espaços públicos que têm no seu programa o reforço da estrutura arbórea atendendo aos objetivos expressos, contribuindo para a melhoria do microclima urbano. Este ano ao dia de hoje, já foram plantadas 58 árvores, em diversos locais da Cidade de Santarém”.

A árvore na paisagem urbana tem um grande valor paisagístico, ambiental, social e cultural e confere benefícios muitos relevantes como o arrefecimento do ar, através sombra e evapotranspiração, a filtragem dos poluentes urbanos com maior relevância para a captura do CO2, o aumento da biodiversidade, o incremento da qualidade formal da paisagem, assim como a valorização e promoção do bem-estar da população.

A seleção das espécies deve ser, sempre que possível, da flora autóctone ou caraterística, e assim adaptadas às condições edafoclimáticas desta cidade.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele Estado, promovendo o “Arbor Day”.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Em Portugal, celebrou-se pela primeira vez em 1974, tendo sido escolhida a data de 21 de Março, o primeiro dia de primavera, à semelhança de muitos outros países do hemisfério norte.

Leia também...

Luísa Sobral e mês de teatro na programação cultural deste trimestre em Santarém

A programação cultural de Santarém vai dedicar o mês de Março ao teatro, com destaque para “O Punho”, da Escola de Mulheres, num “novo…

Sabores do Toiro Bravo de 28 de Abril a 01 de Maio em Coruche

A Praça de Toiros de Coruche recebe, de 28 de Abril a 01 de Maio, o evento Sabores do Toiro Bravo, com “típicas tasquinhas…

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo da presença na BTL

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que…

Cinco pessoas detidas em Coruche na posse de 1.500 doses de cocaína

A GNR deteve cinco pessoas, no domingo, no concelho de Coruche, na posse de mais de 1.500 doses de cocaína, após uma investigação que…