No âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD) para 2022, a Câmara Municipal aprovou na Reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, 2 de Maio, o apoio financeiro de 400 mil euros ao abrigo do Programa de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (PAFAD).
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, deixou “o agradecimento aos Clubes, que ao longo dos anos têm feito um trabalho excecional. Nos últimos 15 anos, o número de praticantes mais do que duplicou com enorme impacto e retorno para o desenvolvimento do Concelho e para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”.
Ricardo Gonçalves lembrou na reunião do Executivo a evolução positiva que tem existido neste apoio, reforçando o reconhecimento ao Associativismo Desportivo, tendo começado, em 2015, com 125 mil euros até aos actuais 400 mil. O Município entende que as Associações Desportivas desempenham uma importante função na contribuição para o desenvolvimento desportivo do Concelho, mas também no lazer e ocupação dos tempos livres, nomeadamente das camadas mais jovens, assim como na criação de hábitos de vida saudáveis, conquistando uma melhor qualidade de vida. Actualmente, existem 2.628 atletas nos escalões de formação.
De referir que, a proposta de critérios e cronograma da candidatura a este apoio foi aprovada na Reunião do Executivo de 7 de Março. As candidaturas que decorreram até ao dia 30 de Março são referentes à época desportiva 2021/2022 para as modalidades cujo quadro competitivo decorre de 1 de Agosto de 2021 a 31 de Julho de 2022, ou no ano 2021 para as modalidades em que as competições se realizam por ano civil. O pagamento deste apoio é feito em duas tranches com 50 por cento do valor, em Maio e em Setembro de 2022, respectivamente.