O Município de Santarém distinguiu hoje, dia 14 de Outubro, 896 alunos do Concelho, no Grande Auditório do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, numa cerimónia de entrega de Diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência aos alunos do 2.º e 3º ciclos do Ensino Básico, Secundário e Profissional.


Esta iniciativa contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), de João Leite, Vice-Presidente da CMS, Nuno Russo, Diogo Gomes e Carmen Antunes, Vereadores da CMS, Inês Barroso, Deputada da Assembleia da República, directores dos agrupamentos de escolas do Concelho, directores de escolas, professores, pais, amigos e familiares que quiseram associar-se à entrega dos diplomas.

Ricardo Gonçalves recordou que “esta cerimónia não acontecia há dois anos e como é importante voltar a este momento de reconhecimento não só aos alunos, mas a toda a comunidade educativa do Concelho”.

Para João Leite “é gratificante saber que existem tantos jovens do nosso concelho que fazem parte destes quadros e que estão preparados para enfrentarem os desafios do mundo”. O Vice-Presidente que tem o pelouro da educação aproveitou também para dar “uma palavra de apreço aos pais que são uma peça fundamental no processo educativo das nossas crianças”.

A cerimónia distingue os alunos nas modalidades de Quadro de Valor e de Quadro de Excelência. O Quadro de Valor reconhece atitudes exemplares relativamente à superação de dificuldades ou o desenvolvimento de iniciativas ou acções, igualmente exemplares, de benefício social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na Escola ou fora dela. O Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelam um excelente desempenho académico ou realizam actividades de exemplar empenho, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Língua Cultura – Instituto de Línguas de Santarém, associou-se a este evento como parceiro integrante da área educativa, viabilizando 20 bolsas de 2 anos a alunos do 5º ano das instituições escolares oficiais, isto é, 5 bolsas por cada agrupamento de escolas do concelho de Santarém. Os mesmos alunos têm ainda um benefício financeiro que se mantém até final do seu ciclo de estudo. Com estas bolsas pretende-se criar igualdade de oportunidade aos alunos do concelho que lhes permita uma melhor adaptação ao contexto da sociedade actual e do mundo global.



Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.