Na última quarta-feira, 4 de Outubro, num ambiente de convívio e música ao vivo, o Município de Santarém, representado pelo vereador Nuno Russo, inaugurou o novo gatil municipal no CROAS, local projectado e pensado como seguro e adequado para os gatos de rua da cidade, aprimorando o espaço, as condições, o acolhimento e a consciencialização quanto à importância desta causa. Resgatados, reabilitados, cuidados e, posteriormente, disponibilizados para adopção responsável, sempre em busca de um novo lar, onde lhes seja dada uma segunda oportunidade.

Nuno Russo, acentuando orgulho e apoio da Câmara Municipal de Santarém nesta iniciativa de acolhimento e proteção dos felinos, salvaguardando a importância da sensibilidade e cuidado para com os animais, relembrou os projectos futuros para a área, ao lado de Margarete Cruz, médica veterinária municipal, e reforçou o compromisso com o município e o desejo de fornecer condições cada vez mais favoráveis aos animais.

A existência de um canil e gatil municipal é de extrema importância para a gestão e abrigo dos animais de estimação, especialmente cães e gatos, no concelho de Santarém. As nossas instalações são responsáveis por abrigar, cuidar, proteger e apoiar os animais abandonados, perdidos, feridos, doentes ou em situação de risco de vida.

O CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém – é essencial para garantir o bem-estar dos animais. Disponibiliza programas de adoção responsável, vacinação e esterilização, o que reduz a reprodução descontrolada e evita o aumento excessivo da população animal de rua, sendo fundamental para anular problemas de abandono e sofrimento dos animais, diminuindo também o risco de acidentes de trânsito, doenças e maus-tratos.

Leia também...

ASAE apreendeu mais de 40 mil euros em peças de automóveis em operação que passou por Santarém

A Autoridade Nacional de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que apreendeu…

Câmara da Chamusca reduz impostos municipais em 2022

IMI, Derrama, Participação Variável no IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem vão baixar a partir de 2022.

Coimas nos casos de incumprimento ao confinamento cobradas na hora

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata…

Eleitores em isolamento devido à covid-19 podem votar no dia 30

Os eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19 podem sair…