A empreitada de requalificação do Largo Ramiro Nobre e da Rua Dr. Mendes Pedroso foi inaugurada na manhã do dia 25 de Fevereiro.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), relembrou que “este projecto se encontra integrado no conjunto de operações urbanísticas de requalificação urbana que o Município de Santarém está a realizar na área do Centro Histórico, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)”. O Presidente referiu ainda que “este é mais um projeto que vai contribuir para a revitalização do Centro Histórico, assumindo-se como um estímulo à reabilitação do edificado, à dinamização económica e à potenciação dos valores patrimoniais existentes”.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS com o pelouro das obras e projetos municipais referiu ainda que “a autarquia encontra-se a desenvolver um conjunto de projetos de execução que visam a requalificação no futuro de outros largos no Centro histórico, o Largo Infante da Câmara e o Largo dos Pasteleiros terão de dar as mãos ao Largo que hoje estamos a inaugurar e à requalificação em curso da Praça Visconde Serra do Pilar, criando desta forma novas vivências no Centro Histórico de Santarém”.

Apesar de todas as condicionantes existentes e das precárias condições oferecidas pelo espaço público, era essencial a intervenção nesta área marcada pela presença da Igreja de S. Nicolau, edifício com relevante valor patrimonial, gerador de fluxos e vivências no Centro Histórico.

Esta intervenção permitiu a criação de um espaço adro no Largo Ramiro Nobre e de receção ao monumento, tornando-o num local convidativo à permanência e à visitação.

Leia também...

Casa do Povo de Muge promove Workshop de Coaching Feminino

A Casa do Povo de Muge promove no próximo dia 12 de…
Foto ilustrativa

GNR deteve 21 pessoas por crimes de álcool, tráfico de droga e condução sem carta

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém deteve entre os…

Município de Santarém apoia Centro de Cultura e Desporto “O Alvitejo”

O Executivo Municipal aprovou um apoio financeiro no valor de 5.000 €…

Feminismo no Ribatejo: Maria Veleda, desde 1898

Dos primórdios do feminismo no Ribatejo, são de salientar duas conferências proferidas…