Quatro turmas do Jardim de Infância do Centro Escolar Salgueiro Maia, receberam esta tarde, dia 3 de outubro, a Ação “Adote um amigo para sempre – dê colo a esta causa”, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Animal. Nesta iniciativa que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador com os pelouros do Canil e Gatil Municipal, a veterinária municipal, Margarete Cruz, lembrou que “Os animais são nossos amigos”. Os alunos ouviram atentamente a forma como os animais devem ser tratados e a importância de cuidarmos deles e esclareceram as suas dúvidas.

Estas iniciativas têm como objetivo dar a conhecer aos alunos, em particular e à comunidade escolar, em geral, as necessidades alimentares e de bem-estar de um dos animais de companhia mais adotado pelos portugueses: o cão.

Nuno Russo considera que esta iniciativa de celebração do Dia Mundial do Animal é uma «oportunidade para alertar a sociedade sobre o abandono animal, de várias espécies e não apenas do cão». E acrescenta «Neste momento o Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém está sobrelotado, sem capacidade de receber mais animais, à semelhança de muitos Centros de Recolha Oficiais do país, e também dos canis das Associações Zoófilas. A realidade é que por muito que se trabalhe para o aumento da adoção ela nunca é suficiente face à situação do abandono. No entanto, não podemos baixar os braços, e são iniciativas como esta que nos dão alento e condições para continuar a trabalhar e investir em prol do bem-estar animal.»

Leia também...

Cartaxo: Quinta lança programa de enoturismo centrado na poda da vinha

A Quinta do Sampayo, localizada em Vale da Pinta, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém, anunciou um novo programa de enoturismo dedicado à poda…

Passeios Seniores estão de volta ao Concelho da Chamusca

Os passeios seniores estão de volta ao Concelho da Chamusca, após dois anos de interregno, devido à pandemia. Sob o mote “Venha Reviver o…

“Fabricação e Distribuição de Alimentos Sustentáveis” é tema do próximo programa de aceleração da NERSANT

No âmbito do projecto financiado “Farm to Fork New Business”, que pretende tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos, respeitando os desígnios do…

Diocese de Setúbal admite que famílias de acolhimento e voluntários ainda são insuficientes

A Diocese de Setúbal admitiu hoje que o número de voluntários e famílias de acolhimento de peregrinos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude…