A Câmara de Santarém promove, no dia 19 de Abril, a partir das 10h30, no Auditório do ISLA Campus, a Sessão “Saúde para Todos”, evocativa do Dia Mundial da Saúde (celebrado todos os anos no dia 7 de Abril).
A sessão de abertura tem lugar às 10h30, e conta com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, de Hugo Sousa, Diretor Executivo do ACES Lezíria, de Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém – HDS e de Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde.
A sessão prossegue às 11h00, sob a temática da Saúde para Todos (tema da OMS 2023), com Paulo Sintra, médico cirurgião do HDS, Ângela Sá, médica anestesista na CUF, Raquel Pita Soares, enfermeira especialista, na USF Almeida Garrett, Inês Pereira, médica radiologista do HDS. O painel vai ser moderado por Hélia Silva, diretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, do IPS – Instituto Politécnico de Santarém.
Às 12h00, Filipa Martinho, professora adjunta do ISLA Santarém e Presidente da Associação A FARPA – Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, é a Keynote speaker da Sessão sobre “Saúde Mental para Todos”.
A sessão de encerramento está a cargo de Diogo Gomes, Vereador com o Pelouro da Saúde, na Câmara de Santarém.
Comemorar o Dia Mundial da Saúde marca, não só o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde – OMS, constituída em 1948, que a cada ano se concentra numa preocupação específica de saúde pública, como foca a jornada no alcance de uma Saúde para Todos, que é o tema deste ano, em que a OMS celebra seu 75º aniversário, sob o tema 75 anos melhorando a saúde pública.
O Município de Santarém tem como objectivo fazer da Saúde Mental e do Bem-Estar para Todos, uma Prioridade Global pelo que, os processos de promoção da saúde mental, prevenção e tratamento da doença mental, e reabilitação psicossocial são determinantes.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Santarém, pelo ISLA Santarém, pela Escola Superior de Saúde do IPS, pelo Hospital Distrital de Santarém e pelo ACES Lezíria.