O grupo de 12 professores participantes no Projecto Erasmus + “Teaching and Acquiring Learning European NetworkTools” (Talent), a decorrer no Instituto Politécnico de Santarém, foi recebido no dia 21 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços de Concelho.
Carmen Antunes, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém, deu as boas vindas aos professores oriundos da Polónia, Itália, Espanha e Roménia e referiu que “as partilhas e experiências proporcionadas pelo Erasmus são sempre enriquecedoras para os projetos existentes nas diferentes escolas e países”.
O TALENT é um novo projecto financiado pela Comissão Europeia, que visa garantir uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo a igualdade de oportunidades e os princípios da aprendizagem ao longo da vida.
O foco deste projecto são os alunos talentosos e superdotados, que, de acordo com a classificação da UNESCO (ISCED) para Necessidades Educativas Especiais, compõem uma subdivisão de alunos em desvantagem. Pelas suas atribuições específicas, estes alunos têm interesses e motivações que vão além do que a escola pode oferecer nas suas instalações e durante o horário escolar. Os alunos podem perder a motivação, tornar-se insatisfatórios e abandonar a escola se não forem oferecidas outras opções que atendam às suas necessidades.
Neste sentido, até ao próximo dia 25 de Novembro, o grupo está a participar numa formação sobre talento e dotação, com vista a criar laços colaborativos entre escolas, universidade e organismo educativos para melhorar as práticas existentes, a investigação e a criação de novos projetos dirigidos aos alunos dotados. No final, pretende-se criar uma base de dados com um mínimo de 8 programas/projectos aplicáveis aos alunos dotados para serem utilizados na fase de sustentabilidade do Projecto e elaborar um estudo cooperativo sobre diferentes aspectos relacionados com o talento e a dotação.