O Município de Sardoal criou o Orçamento Participativo Jovem de Sardoal (OPJS) para projectos exequíveis até ao valor de 5 mil euros, sendo que as propostas podem ser apresentadas por alunos do 3º Ciclo ou Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

As candidaturas devem abranger projectos que contribuam para melhorias na escola ou no concelho, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou considerados convenientes para melhorar o bem-estar, beneficiando a comunidade escolar e/ou comunidade Sardoalense, nas seguintes áreas temáticas: Ambiente e Turismo; Educação, Cultura, Juventude E Desporto; Mobilidade e Segurança; Ação Social e Saúde; Outras de interesse relevante.

As propostas devem ser apresentadas entre 23 de Outubro e 3 de Novembro, sendo que as propostas validadas serão afixadas na escola e divulgadas nos sites do Agrupamento e do Município até ao dia 14 de Novembro. A votação decorrerá no dia 24 de Novembro e a apresentação dos projectos vencedores terá lugar no dia 27 do mesmo mês.  De referir que todo o processo será acompanhado pelo Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, mas que que também poderá ser através de uma comissão técnica designada para o efeito de entre os elementos do Conselho Geral.

 Com esta iniciativa, o Município visa promover o alargamento dos instrumentos do Orçamento Participativo Municipal aos jovens em idade escolar, promovendo a oportunidade de estes participarem num processo formal de apresentação e discussão de propostas de intervenção, assim como de votação.

Paralelamente, a participação dos jovens neste projeto terá um impacto relevante no desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, tornando-os cidadãos mais responsáveis, informados e participativos.

Leia também...

Constância investe 350 mil euros em obras de requalificação da zona ribeirinha

 A zona ribeirinha da vila de Constância, junto ao rio Zêzere, está a ser alvo de duas empreitadas de requalificação, um investimento global na…

ASAE instaura processos-crime por especulação de preços em restaurantes de Santarém

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 12 processos-crime por especulação de preços em estabelecimentos de restauração e bebidas no distrito de…

Aos 100 anos António Mendes fez visita guiada à família na Igreja da Graça em Santarém

António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente…

Especialista propõe traçado alternativo para desvio da Linha do Norte em Santarém

A Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica (AMSIC), promoveu, na passada segunda-feira, dia 22 de Março, a apresentação pública de um documento que pretende ser um…