O Município de Sardoal, através do Gabinete de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros, vai realizar na próxima segunda-feira, dia 4 de Setembro, pelas 17h00, um exercício de evacuação e confinamento nas aldeias de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, na freguesia de Santiago de Montalegre.

O exercício, ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo coletivo previamente definido, que se localiza no edifício da Junta de Freguesia.

Será simulada a ocorrência de um incêndio rural, desenvolvendo-se este com muita intensidade, sendo que irá afetar as localidades de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, ocorrendo a participação da Proteção Civil, Bombeiros Municipais, GNR, Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, população, entre outras entidades.

A “Aldeia Segura” é um Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, destinado a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.

“Pessoas Seguras” visa promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Leia também...

Freguesias esperam formalização de acesso a 100 milhões de fundos comunitários

As freguesias esperam a formalização do acesso a pelo menos 100 milhões de euros dos fundos de coesão a que poderão concorrer pela primeira…

“O contacto das crianças com o Livro deve começar o mais cedo possível”

Ana Luísa Silva.

PS vence no distrito de Santarém com 41,19% dos votos

PS elege cinco deputados, o PSD três e o Chega! um.

Trabalhadores da Sumol Compal em Almeirim e Pombal em greve com adesão de 70%

A nova greve dos trabalhadores das unidades da Sumol Compal de Almeirim e Pombal de hoje registou uma adesão de 70% e visa exigir…