O Município de Sardoal, através do Gabinete de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros, vai realizar na próxima segunda-feira, dia 4 de Setembro, pelas 17h00, um exercício de evacuação e confinamento nas aldeias de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, na freguesia de Santiago de Montalegre.

O exercício, ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo coletivo previamente definido, que se localiza no edifício da Junta de Freguesia.

Será simulada a ocorrência de um incêndio rural, desenvolvendo-se este com muita intensidade, sendo que irá afetar as localidades de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, ocorrendo a participação da Proteção Civil, Bombeiros Municipais, GNR, Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, população, entre outras entidades.

A “Aldeia Segura” é um Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, destinado a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.

“Pessoas Seguras” visa promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Leia também...

Abrantes transforma Edifício Carneiro em Museu Charters de Almeida por 2 ME

A empreitada de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do Edifício Carneiro, em…

Acidente de trabalho provoca um ferido grave em Alcanede

Um homem de 47 anos de idade ficou ferido com gravidade num…

Nersant com resultado positivo em 2022

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) anunciou, em comunicado, resultados…

Câmara de Torres Novas adjudica por 2 ME nova Unidade de Saúde Familiar

A Câmara de Torres Novas adjudicou por dois milhões de euros (ME)…