Município de Tomar convoca população para a Semana Global pelo Clima

O Município de Tomar vai aderir à Semana Global pelo Clima, entre os dias 20 e 27 de Setembro, com um conjunto de iniciativas próprias e abertas à comunidade e que culminará, no dia 27, dia da Greve Climática Global, com uma ação de voluntariado. Os funcionários que quiserem fazer voluntariado pelo ambiente dia 27 de Setembro terão direito a tolerância de ponto.

Segundo uma nota da autarquia, faz todo o sentido aderir a esta iniciativa, uma vez que é uma das pioneiras a nível nacional na implementação de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, através do Climadapt; que foi uma das cidades em que os alunos aderiram à primeira greve estudantil global, tendo os seus representantes sido recebidos pelo vereador da Educação e criada uma dinâmica de criação de uma associação juvenil, juntando alunos dos dois agrupamentos que já desenvolveram várias actividades junto da comunidade e em espaço escolar; e que nasceu também nas escolas locais (juntamente com as de Alcanena) uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Jovem de Portugal, tendente a reduzir a utilização de plástico.

Assim, foi criado um grupo de trabalho, que, em articulação directa com o executivo camarário e com outros actores locais, delineou a seguinte programação:

– dia 20 – hastear de bandeiras com o planeta Terra, produzidas localmente e pintadas pelas crianças dos ATLs do concelho.

– dias 20 a 27 – campanha de menus sustentáveis: propõe-se aos restaurantes e cantinas do concelho que incluam nos seus menus pratos tendencialmente mais sustentáveis, com recurso a produtos locais e sazonais, mais vegetais e menos carne, especialmente de vaca.

– dias 21 e 22 – Ceyceyra Medieval, recriação histórica na aldeia de Asseiceira, evento onde é proibido o plástico e que é um dos melhores exemplos de sustentabilidade na programação cultural do concelho.

– dia 22 – Dia Europeu Sem Carros, acesso gratuito aos autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar

– dia 22, no âmbito da iniciativa nacional Mãos à Obra, um grupo de jovens voluntários vai proceder a uma limpeza de diversos arruamentos da cidade de Tomar

– dia 25, Dia Sem Plástico: iniciativa de sensibilização em que se propõe que as pessoas interessadas se comprometam a não utilizar, durante 24 horas, plásticos descartáveis ou de uso único. O objectivo é que a população perceba o impacto que este tipo de plásticos tem no seu dia-a-dia e comece a tomar atitudes para reverter essa situação.

– dia 27, o dia da Greve Climática Global vai ser marcado por uma acção de voluntariado aberta a todos os funcionários do Município, a cujos voluntários (e só a esses) será concedida tolerância de ponto, que irão realizar, entre as 8h30 e as 14 horas, uma iniciativa concertada de limpeza da cidade nos espaços não abrangidos pela ação de dia 22. Esta ação será extensiva a voluntários externos ao Município (que se deverão inscrever previamente até 20 de Setembro para clima@cm-tomar.pt), bem como a outras instituições e empresas que se queiram associar (pede-se que contactem igualmente pelo referido endereço electrónico).

– Além destas iniciativas, a programação da Semana está aberta a todos aqueles que a ela se queiram associar de forma pertinente e sustentável. Todos os interessados devem entrar em contacto pelo e-mail referido ou através do telefone 249 329 877.

A autarquia convida À participação da família e amigos.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS