No próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, pelas 18 horas, decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a apresentação do documentário «Almonda, um rio com vida», realizado por Carlos Mateus de Lima para o Município de Torres Novas.

Este trabalho visa promover um melhor conhecimento dos valores naturais do rio, dos ritmos das alterações sazonais, das suas paisagens e da biodiversidade que o caracteriza, nomeadamente junto da comunidade escolar, proporcionando uma viagem pedagógica ao longo do rio Almonda, desde a nascente até à foz.

A narrativa faz referência ao seu valor ecológico para esta zona, salienta as galerias ripícolas que o acompanham e a sua relevância para a biodiversidade e aborda a importância que o rio teve para a criação da indústria na região. Revela a influência que o Almonda teve para a fixação de pessoas neste território, especialmente para a prática da agricultura e evidencia que o rio é um laboratório vivo e que também inspira ao lazer, apelando à responsabilidade individual e coletiva para a sua valorização e conservação.

Leia também...

Golegã e Rio Maior com incidência acima do limite para desconfinar

Os concelhos da Golegã e Rio Maior são os únicos do distrito de Santarém com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes…

Coruche: Ponte da Escusa “abateu e caiu ao rio”

A ponte da Escusa, no concelho de Coruche e que estava encerrada desde 2022, ruiu hoje na sequência da passagem da depressão Kristin, confirmou…

PSP encontrou em Coimbra jovem que estava desaparecido em Santarém

Jovem encontra-se bem de saúde e já se encontra com a família.

Diocese organiza Jornada Bíblica para preparar Domingo da Palavra de Deus

A diocese de Santarém vai organizar uma Jornada Bíblica para preparar o Domingo da Palavra de Deus, nos dias 21 e 22 de Janeiro.…