No próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, pelas 18 horas, decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a apresentação do documentário «Almonda, um rio com vida», realizado por Carlos Mateus de Lima para o Município de Torres Novas.

Este trabalho visa promover um melhor conhecimento dos valores naturais do rio, dos ritmos das alterações sazonais, das suas paisagens e da biodiversidade que o caracteriza, nomeadamente junto da comunidade escolar, proporcionando uma viagem pedagógica ao longo do rio Almonda, desde a nascente até à foz.

A narrativa faz referência ao seu valor ecológico para esta zona, salienta as galerias ripícolas que o acompanham e a sua relevância para a biodiversidade e aborda a importância que o rio teve para a criação da indústria na região. Revela a influência que o Almonda teve para a fixação de pessoas neste território, especialmente para a prática da agricultura e evidencia que o rio é um laboratório vivo e que também inspira ao lazer, apelando à responsabilidade individual e coletiva para a sua valorização e conservação.

Leia também...

Museu Ferroviário promove III Festival Vapor “A Steampunk Circus”

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, promove, de sexta-feira a domingo, a terceira edição do Festival Vapor “A Steampunk Circus”, com conversas com…

Fátima une-se a Roma na terça-feira em Rosário pela paz

O Santuário de Fátima vai estar unido ao Papa Francisco na oração do Rosário pela paz no mundo, na próxima esta terça-feira, 31 de…

Dezenas de porcos espalhados pela via após camião de transporte de animais tombar na EN 251

Na freguesia do Couço, concelho de Coruche.

13 detidos e duas caçadeiras apreendidas pela PSP nas últimas 48 horas

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Publica de Santarém realizou nas últimas 48 horas várias operações de prevenção da criminalidade e sinistralidade rodoviária,…