No próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, pelas 18 horas, decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a apresentação do documentário «Almonda, um rio com vida», realizado por Carlos Mateus de Lima para o Município de Torres Novas.

Este trabalho visa promover um melhor conhecimento dos valores naturais do rio, dos ritmos das alterações sazonais, das suas paisagens e da biodiversidade que o caracteriza, nomeadamente junto da comunidade escolar, proporcionando uma viagem pedagógica ao longo do rio Almonda, desde a nascente até à foz.

A narrativa faz referência ao seu valor ecológico para esta zona, salienta as galerias ripícolas que o acompanham e a sua relevância para a biodiversidade e aborda a importância que o rio teve para a criação da indústria na região. Revela a influência que o Almonda teve para a fixação de pessoas neste território, especialmente para a prática da agricultura e evidencia que o rio é um laboratório vivo e que também inspira ao lazer, apelando à responsabilidade individual e coletiva para a sua valorização e conservação.

Leia também...

Acidente condiciona acesso à Ponte Salgueiro Maia

Um acidente ocorrido esta manhã, envolvendo um veículo pesado está a condicionar o acesso à Ponte Salgueiro Maia no sentido Almeirim-Santarém. A alternativa para…

Bolsa de Voluntariado do Cartaxo apoia famílias em isolamento

A Bolsa de Voluntariado é uma realidade desde o início da pandemia promovida pela Câmara Municipal do Cartaxo. O projecto da autarquia tem como…

Ministra da Coesão Territorial inaugurou na Chamusca a Semana da Ascensão

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a Feira da Ascensão, na Chamusca, prometendo o seu “empenho pessoal” no projecto de conclusão…

Jovem de 19 anos detido por abuso sexual de crianças em Santarém

Um jovem de 19 anos foi identificado e detido pela Polícia Judiciária (PJ), por fortes indícios da prática de um crime de abuso sexual…