No próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, pelas 18 horas, decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a apresentação do documentário «Almonda, um rio com vida», realizado por Carlos Mateus de Lima para o Município de Torres Novas.

Este trabalho visa promover um melhor conhecimento dos valores naturais do rio, dos ritmos das alterações sazonais, das suas paisagens e da biodiversidade que o caracteriza, nomeadamente junto da comunidade escolar, proporcionando uma viagem pedagógica ao longo do rio Almonda, desde a nascente até à foz.

A narrativa faz referência ao seu valor ecológico para esta zona, salienta as galerias ripícolas que o acompanham e a sua relevância para a biodiversidade e aborda a importância que o rio teve para a criação da indústria na região. Revela a influência que o Almonda teve para a fixação de pessoas neste território, especialmente para a prática da agricultura e evidencia que o rio é um laboratório vivo e que também inspira ao lazer, apelando à responsabilidade individual e coletiva para a sua valorização e conservação.

Leia também...

Vale de Figueira comemora 50 anos do 25 de Abril

Decorreu no passado dia 27 de abril 2024, no edifício da Junta…

GNR apreende 350 quilos de pinhas

Em Coruche.
Foto ilustrativa

Prisão preventiva para homem detido por violência doméstica na Chamusca

Um homem de 28 anos detido na terça-feira no concelho de Chamusca…

Município de Santarém homenageia Correio do Ribatejo pelos 134 anos de história

Na sequência da Gala Comemorativa do 134.º Aniversário do Correio do Ribatejo,…