Os documentos de prestação de contas e relatório de gestão do exercício relativos a 2022 foram aprovados na reunião de câmara de 18 de Abril com as abstenções dos vereadores Tiago Ferreira (PPD/PSD CDS/PP) e António Rodrigues (MPNT). Serão agora remetidos à assembleia municipal para apreciação.

O exercício de 2022 continuou a demonstrar a estabilidade financeira do município, tendo sido concretizado 86,35% do valor total previsto em orçamento, no montante corrigido de 40 136 501 euros.

Foram executados 92% do Plano de Atividades Municipais e 75% do Plano Plurianual de Investimentos, tendo estas elevadas percentagens sido possíveis pelo crescimento moderado das receitas executadas no montante de 36 650 540 euros, correspondendo 86% a receitas correntes e os outros 14% a receitas de capital. Comparativamente com 2021, o município arrecadou mais 2 429 310 euros. No respeitante a despesas executadas, num total de 34 658 087 euros, 65% correspondem a despesas correntes e 35% a despesas de capital, tendo havido um aumento de 4 082 632 euros na despesa total, em relação a 2021.

No âmbito da estratégia municipal, tem sido notório, ao longo dos últimos mandatos, o recurso a fundos comunitários para diversos projectos, nomeadamente programas como ITI-Investimentos Territoriais Integrados/Médio Tejo, PEDU-Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, PRR, entre outros, totalizando, em termos de aprovados, concluídos ou em curso, financiamentos num montante global contratualizado de 12 505 229 euros.

A exemplo de exercícios anteriores, a manutenção do equilíbrio orçamental é evidenciada por um desvio positivo relativamente ao equilíbrio de 23,90% no montante de 6 672 956 euros, reforçando a sua estabilidade em relação ao ano anterior, que foi de 3 303 357 euros.

O resultado líquido do exercício, positivo foi de 918 917 euros, comprovando o que foi referido sobre a estabilidade financeira do município, demonstrando ainda este relatório uma progressiva descida prevista no valor das amortizações de empréstimos, entre 2023 e 2027, o que permite perspetivar uma visão otimista neste tocante até ao final do mandato em curso.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo reforça quadros com 11 médicos especialistas

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a contratação de 11 médicos especialistas no âmbito de um concurso que abriu 25 vagas…

Ourém: Fórum Social arranca esta quinta-feira

O Fórum Social arranca esta quinta e termina na sexta-feira, no Teatro Municipal de Ourém (Santarém), numa iniciativa da Câmara Municipal dirigida aos profissionais…

Carta anónima subscrita por 27 bombeiros de Alpiarça pede afastamento do comandante Hugo Teodoro

Os Bombeiros Municipais de Alpiarça estão a ferro e fogo, depois de ter sido entregue uma carta anónima à presidente da autarquia alpiarcense, Sónia…

Centro Cultural com churrasco, cinema e concerto

O Centro Cultural Regional de Santarém promove actividades nos próximos dias. Esta quinta-feira (dia 7) um churrasco anima o pátio daquele Centro, a partir…