O Município de Torres Novas candidatou-se ao programa «Floresta Comum» tendo recebido mais de 10 000 árvores e arbustos para reflorestar diversos terrenos e espaços verdes. Estas plantas são provenientes de viveiros do ICNF, a partir unicamente de sementes portuguesas, e estão a ser envasadas agora nos viveiros do Município, de onde partem gradualmente para terrenos públicos que irão ser preparados para as acolher.

O objetivo deste programa é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos. O Município recebeu, ao abrigo deste programa, 26 espécies de árvores e arbustos florestais, num total superior a 10 000 plantas com as quais pretende florestar mais de 50.000m2 de terrenos municipais, renaturalizar bandas ripícolas, melhorar espaços verdes da cidade, entre outros. Fazem parte deste conjunto o sobreiro, azinheira, carvalho, carrasco, medronheiro, pilriteiro, freixo, entre muitos outras plantas definidas como de grande interesse florestal local.

Considerando que se tratam de plantas muito jovens e frágeis, estas plantas foram envasadas nos viveiros municipais onde permanecerão até se encontrarem nas melhores condições para serem colocadas, sendo que, por esse motivo, a sua plantação será escalonada durante um período de cerca de dois anos.

Leia também...
Foto Ilustrativa

Mais operacionais e menos meios aéreos no combate a incêndios para este ano

 Os operacionais envolvidos no combate aos incêndios rurais vão aumentar ligeiramente este…

Obras na principal via de entrada de peregrinos a pé em Fátima arrancam nos próximos dias

A requalificação da principal via de entrada de peregrinos a pé em…

Caminhada pela sustentabilidade

A Associação Social Amigos de Samora Correia – ASASC promove a Caminhada…
Foto ilustrativa

Quatro homens fazem-se passar por polícias e roubam carrinha na A23

Quatro homens encapuzados, que simulavam fazer-se transportar num carro da polícia, roubaram…