O Município de Torres Novas candidatou-se ao programa «Floresta Comum» tendo recebido mais de 10 000 árvores e arbustos para reflorestar diversos terrenos e espaços verdes. Estas plantas são provenientes de viveiros do ICNF, a partir unicamente de sementes portuguesas, e estão a ser envasadas agora nos viveiros do Município, de onde partem gradualmente para terrenos públicos que irão ser preparados para as acolher.

O objetivo deste programa é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos. O Município recebeu, ao abrigo deste programa, 26 espécies de árvores e arbustos florestais, num total superior a 10 000 plantas com as quais pretende florestar mais de 50.000m2 de terrenos municipais, renaturalizar bandas ripícolas, melhorar espaços verdes da cidade, entre outros. Fazem parte deste conjunto o sobreiro, azinheira, carvalho, carrasco, medronheiro, pilriteiro, freixo, entre muitos outras plantas definidas como de grande interesse florestal local.

Considerando que se tratam de plantas muito jovens e frágeis, estas plantas foram envasadas nos viveiros municipais onde permanecerão até se encontrarem nas melhores condições para serem colocadas, sendo que, por esse motivo, a sua plantação será escalonada durante um período de cerca de dois anos.

Leia também...

Assembleia Municipal chumba concessão a privados do Mercado de Santarém

A Assembleia Municipal (AM) de Santarém chumbou hoje a concessão a privados…

Produtores de milho com “muita expectativa” numa campanha que se iniciou mais cedo

A colheita do milho iniciou-se este ano mais cedo, beneficiando dos fatores…

Nova versão da aplicação Abrantes 360 com mais funcionalidades

A aplicação móvel Abrantes 360 conta com uma nova versão que permite…

Bons Sons reduz lotação a 35 mil pessoas para assegurar conforto do público e da aldeia

O Festival Bons Sons, em Cem Soldos, vai limitar a lotação a…