O Município de Torres Novas candidatou-se ao programa «Floresta Comum» tendo recebido mais de 10 000 árvores e arbustos para reflorestar diversos terrenos e espaços verdes. Estas plantas são provenientes de viveiros do ICNF, a partir unicamente de sementes portuguesas, e estão a ser envasadas agora nos viveiros do Município, de onde partem gradualmente para terrenos públicos que irão ser preparados para as acolher.

O objetivo deste programa é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos. O Município recebeu, ao abrigo deste programa, 26 espécies de árvores e arbustos florestais, num total superior a 10 000 plantas com as quais pretende florestar mais de 50.000m2 de terrenos municipais, renaturalizar bandas ripícolas, melhorar espaços verdes da cidade, entre outros. Fazem parte deste conjunto o sobreiro, azinheira, carvalho, carrasco, medronheiro, pilriteiro, freixo, entre muitos outras plantas definidas como de grande interesse florestal local.

Considerando que se tratam de plantas muito jovens e frágeis, estas plantas foram envasadas nos viveiros municipais onde permanecerão até se encontrarem nas melhores condições para serem colocadas, sendo que, por esse motivo, a sua plantação será escalonada durante um período de cerca de dois anos.

Leia também...

Adelino Gomes partilha histórias e reflexões sobre a Guiné-Bissau no Cinquentenário da Independência

O jornalista Adelino Gomes, uma das figuras mais proeminentes da comunicação social em Portugal, participou ontem, dia 12 de Setembro, num encontro inserido nas…

Homem foragido à justiça detido pela GNR

A GNR deteve em Mora um homem, de 42 anos, que se encontrava foragido à justiça, o qual foi depois conduzido ao Estabelecimento Prisional…

REN oferece viatura aos Bombeiros Voluntários de Rio Maior nos 130 anos da Corporação

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior uma viatura, no âmbito da sua política de…

Voluntários são companhia virtual a pessoas com deficiência em IPSS de Fátima

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que apoia crianças e adultos com deficiência e doença mentais, lançou o projecto “Zoomas-me uma…