O Município de Torres Novas candidatou-se ao programa «Floresta Comum» tendo recebido mais de 10 000 árvores e arbustos para reflorestar diversos terrenos e espaços verdes. Estas plantas são provenientes de viveiros do ICNF, a partir unicamente de sementes portuguesas, e estão a ser envasadas agora nos viveiros do Município, de onde partem gradualmente para terrenos públicos que irão ser preparados para as acolher.

O objetivo deste programa é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos. O Município recebeu, ao abrigo deste programa, 26 espécies de árvores e arbustos florestais, num total superior a 10 000 plantas com as quais pretende florestar mais de 50.000m2 de terrenos municipais, renaturalizar bandas ripícolas, melhorar espaços verdes da cidade, entre outros. Fazem parte deste conjunto o sobreiro, azinheira, carvalho, carrasco, medronheiro, pilriteiro, freixo, entre muitos outras plantas definidas como de grande interesse florestal local.

Considerando que se tratam de plantas muito jovens e frágeis, estas plantas foram envasadas nos viveiros municipais onde permanecerão até se encontrarem nas melhores condições para serem colocadas, sendo que, por esse motivo, a sua plantação será escalonada durante um período de cerca de dois anos.

Leia também...

Tomar teve um aumento de dormidas de turistas superior a 8% em 2023

Foi apresentado na reunião de Câmara desta segunda-feira o balanço da actividade turística no concelho de Tomar em 2023, com base na recolha de…

Colisão entre dois veículos resulta em três feridos

Uma colisão entre dois veículos resultou em três feridos, durante a tarde deste sábado, 29 de Outubro, junto à Adega Cooperativa da Chamusca. O…

Vitoria Clube de Santarém conquista Champions League Ibérica em Footgolf

O Vitoria Clube de Santarém derrotou, em Segovia, Espanha, o Galicia FG conquistando assim a Champions League Ibérica em Footgolf, primeiro trofeu internacional do…

Peregrinação das Crianças regressa em Junho sem constrangimentos da pandemia

O Santuário de Fátima vai voltar a receber, nos dias 09 e 10 de Junho, a Peregrinação Nacional das Crianças, desta vez sem os…