O Município de Torres Novas candidatou-se ao programa «Floresta Comum» tendo recebido mais de 10 000 árvores e arbustos para reflorestar diversos terrenos e espaços verdes. Estas plantas são provenientes de viveiros do ICNF, a partir unicamente de sementes portuguesas, e estão a ser envasadas agora nos viveiros do Município, de onde partem gradualmente para terrenos públicos que irão ser preparados para as acolher.

O objetivo deste programa é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos. O Município recebeu, ao abrigo deste programa, 26 espécies de árvores e arbustos florestais, num total superior a 10 000 plantas com as quais pretende florestar mais de 50.000m2 de terrenos municipais, renaturalizar bandas ripícolas, melhorar espaços verdes da cidade, entre outros. Fazem parte deste conjunto o sobreiro, azinheira, carvalho, carrasco, medronheiro, pilriteiro, freixo, entre muitos outras plantas definidas como de grande interesse florestal local.

Considerando que se tratam de plantas muito jovens e frágeis, estas plantas foram envasadas nos viveiros municipais onde permanecerão até se encontrarem nas melhores condições para serem colocadas, sendo que, por esse motivo, a sua plantação será escalonada durante um período de cerca de dois anos.

Leia também...

Cidade desportiva de Santarém arranca com Academia de Futebol de 4,3 ME

A Câmara de Santarém lançou a primeira pedra da futura Academia de Futebol, um projeto de 4,3 milhões de euros que integra a primeira…

JMJ: Segurança Interna alerta para constrangimentos consideráveis a partir de hoje

A deslocação dos milhares de peregrinos para Lisboa, Setúbal e Santarém vai provocar a partir de hoje “constrangimentos consideráveis” na vida quotidiana dos residentes,…

Nova vaga de inscrições para a campanha “Adote Também o seu Compostor”

A Ecolezíria, empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos, já distribuiu quase quatro mil compostores domésticos gratuitamente no âmbito…

Aurélio Lopes desenvolve estudo sobre Maria, percurso histórico-mítico e ascensão doutrinária e cultual

O antropólogo Aurélio Lopes prossegue a sua investigação em torno da figura de Maria no seio da Igreja Cristã, a partir da qual reflecte…